Salto recebe neste fim de semana, dias 14 e 15 de março, 24h de programação cultural ininterrupta e gratuita com a ViradaSP, evento que leva música e apresentações para crianças e adultos. Entre as principais atrações dessa edição estão Elza Soares, Nando Reis, Pato Fu e Giramundo, além de festas e discotecagem na madrugada. A programação pode ser conferida abaixo.
A Virada SP em Salto começa no Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte” – Sala Palma de Ouro, às 18h do dia 14 de março com Ellen Oléria, passando por diversas outras atrações, como os ex-titãs Paulo Miklos e Nando Reis, grupo Rastapé e a cantora Marina Peralta. Para atravessar a madrugada, a Festa Pilantragi, e os consagrados DJ Dre Guazzelli e DJ Gabriel Boni põem todo mundo pra dançar. Mais tarde, o molejo do Exaltasamba invade a festa que com Elza Soares, no Pavilhão das Artes, encerra as 24 horas contínuas do evento.
A cidade foi uma das quatro selecionadas para receber o evento pelas chamadas públicas do programa Juntos pela Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.
Atrações
Elza Soares, uma das maiores cantoras do Brasil, apresenta o show “Planeta Fome”, baseado em seu último álbum. O espetáculo conecta o início de sua carreira aos dias de hoje, dos programas de calouro à atualidade.
Nando Reis construiu uma consolidada carreira solo depois de deixar o Titãs, uma das mais importantes bandas de rock do país. Em sua nova turnê, resgata seus maiores clássicos trazendo canções que marcaram época como “All Star”, “Relicário” e “Luz dos Olhos”, além de outras surpresas.
Outro ex-integrante do Titãs que estará na Virada SP em Salto é Paulo Miklos. Com uma consagrada e multifacetada carreira, o cantor, compositor, ator e atualmente jurado do programa X-Factor, traz ao evento um show que mistura clássicos de seu repertório com composições mais recentes.
Pato Fu traz o repertório de seu mais recente álbum “Música de Brinquedo 2”, com versões de clássicos da música pop nacional e internacional, interpretados com brinquedos e instrumentos em miniatura. O repertório adulto com a sonoridade infantil garante a diversão de pais e filhos. Ao lado da banda estará o Giramundo, grupo que desde 1970 leva o teatro de bonecos de Belo Horizonte para todo o Brasil, criando um espaço de convivência e interação entre bonecos reais e imagens digitais em um ambiente multimídia.
Desde 1996 na estrada, o Exaltasamba mescla o ritmo do pagode ao romantismo com sucessos que dominaram o Brasil como “Telegrama”, “Luz do Desejo”, “É você” e “Eu Me Apaixonei Pela Pessoa Errada”.
Além do Pavilhão das Artes, outros espaços da cidade devem receber atrações. O forró do grupo Rastapé propõe transformar a Sala Giusepppe Verdi em um salão de baile, assim como a consagrada Festa Pilantragi do DJ Rodrigo Bento. O auditório do Conservatório Musical deve receber oficinas e workshops com instrumentistas consagrados, como o veterano pianista e professor Amilton Godoy, fundador pianista do Zimbo Trio, que também se apresenta na Sala Palma de Ouro acompanhado do virtuoso da gaitista Gabriel Grossi.
Juntos pela Cultura
As cidades e as atrações da Virada SP foram selecionadas por meio de chamadas públicas realizadas no âmbito do Juntos pela Cultura, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa ampliar o acesso à arte e à cultura e a geração de renda, emprego e desenvolvimento por meio de parcerias com os municípios paulistas. Em 2019, foram selecionados quatro projetos de viradas culturais de municípios com perfis distintos. O investimento total será de R$ 2,1 milhões para a realização dos eventos.
A Virada SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do programa Juntos Pela Cultura, com gestão e produção da Amigos da Arte e correalização da Prefeitura de Salto.
Capital Cultural
Salto recebeu do Governo do Estado a chancela de “capital cultural”. O reconhecimento é resultado dos investimentos da Prefeitura do município em uma política sólida nas áreas de formação, difusão e fomento.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte é uma Organização Social (OS) de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da OS, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso, o Museu da Diversidade Sexual e o Teatro Estadual de Araras.
Programação Completa da Virada SP em Salto
PAVILHÃO DAS ARTES
- 19h – Bixiga 70
- 21h30 – Paulo Miklos
- 0h00 – Nando Reis
- 2h – DJ Dre Guazzelli
- 4h – DJ Gabriel Boni
- 10h – Música de Brinquedo 2 – Pato Fu e Grupo Giramundo
- 12h30 – Exaltasamba
- 15h – Larissa Luz
- 18h – Elza Soares
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
- 8h às 18h – Leitura e Movimento
- 12h – Deu Nó – Cia Pé de Terra
- 14h – O Doente Imaginário
- 16h30 – História de Palhaço – Paulo Federal
SALA GIUSEPPE VERDI
- 20h30 – Walking Lions
- 23h – Marina Peralta
- 1h30 – Festa Pilantragi
- 14h – Orquestra de Metais do Conservatório Municipal
- 16h30 – Rastapé
AUDITÓRIO MAESTRO GAÓ
- 20h30 – Ellen Oléria (oficina)
- 11h – Gabriel Grossi (workshop)
- 12h – Amilton Godoy (workshow)
- 17h – Hammond Grooves
TEATRO MUNICIPAL – SALA PALMA DE OURO
- 18h – Ellen Oléria
- 20h30 – ZIGGY – Tributo a David Bowie – Cisne Negro Cia de Dança
- 23h – Orquestra Sinfônica do Conservatório Municipal
- 2h – Dinho Convida Guto Andrade e Cassio Moys (comédia)
- 11h30 – O Primeiro voo de Ícaro – Grupo Oficial de Teatro de Salto
- 15h – Villa Lobos Popular – Amilton Godoy e Gabriel Grossi
- 17h – Viver é Melhor que sonhar – Cia de Dança Faces Ocultas
PONTE ESTAIADA
- 20h30 – 1h30 – 11h30 – 16h30
- Flying Colors – Dança Vertical Cia Base
PARQUE NATURAL ILHA DA USINA
- 6h às 10h Manhã Zen