Vítimas de acidentes de trânsito causados por condutores que consumiram álcool lideram ranking de internação hospitalar
A combinação álcool + direção é uma das mais perigosas que existem dentro do trânsito. Segundo dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) para o Ministério da Saúde, acidentes de trânsito causados por condutores que beberam são os que mais ocasionaram internações em todo o Brasil no ano de 2021 (período da pesquisa mais recente), com 22,6%, e o segundo que mais causou mortalidade, com 15,8%.
No mesmo ano, o Brasil registrou 8,7 internações e 1,2 mortes por hora em razão de acidentes provocados pelo uso do álcool. Isso, em um ano, significa 75.983 hospitalizações e 10.887 mortes por essa causa.
Ainda segundo a pesquisa, 5,4% dos brasileiros relataram dirigir após beber, 89% das mortes causadas pelo álcool na direção são de pessoas do sexo masculino e a faixa etária mais afetada da população está entre 18 e 34 anos.
Conscientização
Para conscientizar os usuários que trafegam pelas rodovias que administra sobre a gravidade dessa atitude e os riscos que ela oferece para todos os envolvidos no trânsito, a AB Colinas trabalha diariamente com a orientação dos condutores. Para fazer com que as pessoas “sintam na pele” os efeitos nocivos que o álcool pode fazer com quem está dirigindo, a concessionária realiza a campanha “Usuário na Via com o Óculos Simulador de Embriaguez”, que consiste no uso de um óculos que simula os efeitos que o álcool causa nas pessoas.
Nos dias 14 e 15, a equipe da concessionária realiza a campanha com o Óculos Simulador durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da empresa Tecmar Transportes, em Campinas, onde os colaboradores terão a oportunidade de testar os óculos e sentir os efeitos do álcool.
Para contar com a campanha em sua empresa, escola ou espaços públicos que estejam nas cidades que estão no trecho de concessão da AB Colinas, os interessados devem enviar e-mail para [email protected] com o local, quantidade de pessoas, data e horário em que deseja receber a ação.
O coordenador de operações da AB Colinas, Márcio Paixão, que tem 23 anos de experiência atuando em tráfego rodoviário, destaca que os acidentes causados pela ingestão de bebida alcoólica ao volante, infelizmente acabam tendo um final trágico. “Como o condutor fica com os seus reflexos totalmente afetados pelo uso do álcool, quando um acidente acontece, infelizmente ele acaba sendo bastante grave”, revela.
Com informações: Ab Colinas
Foto: Arquivo/Comando Notícia