CidadesIndaiatuba

Você sabe o que é talkback?

por CAROL BORSATO*

Sem a menor dúvida a febre momentânea é o smartphone. Todo mundo tem, e ele é muito mais que um celular pelo fato de poder fazer tudo que o computador faz. Mas será que os cegos também tem acesso com acessibilidade e autonomia a essa máquina incrível?

A resposta é sim, os cegos dominam um smartphone sozinhos! Com o talkback, o leitor de tela que vem instalado na maioria dos celulares com sistema android é capaz de permitir que os cegos virem seus smartphones de ponta-cabeça! Ele sempre vem desativado, fica dentro de configurações e acessibilidade. Além desse aplicativo ler a tela, e cada coisinha que aparecer desde que não sejam as imagens, agora em sua nova versão vem com um teclado braille acoplado!

Você, pessoa com deficiência, não precisa mais sofrer com os teclados comuns que tem uma acessibilidade mínima, basta entrar nas configurações do seu celular e em acessibilidade, abrir seu talkback, e no canto superior direito abrir as configurações dele então rolar a tela até teclado braille, dois toques, sempre com dois toques para quem o utiliza.
E configura e faça o treino do teclado braille e seja feliz!

Muitas vezes, você, pessoa que enxerga, acaba ativando o talkback por engano, mas isso é fácil de resolver, basta ir em configurações do seu smartphone, depois acessibilidade e abrir o talkback, próximo do configurar perto do canto superior direito, você verá um interruptor, vá tocando até desativá-lo.

Só lembrando que quando esse recurso de acessibilidade estiver ativado, seu celular vai ter um comportamento diferente, para rolar a tela, é com 2 dedos, para abrir, dois toques selecione com dois toques e segure um pouquinho. ele fará um barulhinho para dizer que foi ativado caso essa opção esteja marcada nas configurações do mesmo.

Também possui alguns gestos como para voltar, deslize de cima para baixo e esquerda entre outros. É possível mudar os gestos nas configurações do aplicativo e depois entre em gestos do talkback. Outra coisa legal é que você pode conectar com teclado USB e teclado bluetooth. Os comandos também estão nas configurações desse maravilhoso leitor de tela.

Como já disse no início, ele só não lê imagens no whatsapp as pessoas enviam imagens com uma mensagem escrita, e aí, é preciso de um leitor de OCR, para poder extrair o texto e ler, mas isso é assunto para outro dia.

*Carol Borsato é jornalista e a primeira repórter deficiente visual da história de Indaiatuba (SP).

foto: divulgação