CidadesIndaiatuba

Volacc recebe as chaves da sede própria após um ano de construção

A Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer (Volacc) recebeu na manhã desta terça-feira (22) as chaves da nova sede, localizada no Parque Residencial Indaiá, em Indaiatuba (SP). As obras duraram um ano e tiveram um custo de R$ 1,4 milhão, de acordo com a própria ONG. A instituição estuda agora a mudança para o novo prédio, que já é visto pela população como uma nova referência na zona norte da cidade em função de sua cobertura vermelha, que
remete ao formato de um coração

A construção foi feita pela empresa Domus – Soluções Sustentáveis O projeto, assinado pela arquiteta Barbara Fantelli, foi desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades da Volacc e de seus assistidos, prevendo ambientes específicos para as atividades que são oferecidas no apoio ao tratamento do câncer, como a assistência social, terapias alternativas e confecção de artesanatos, além de um auditório com capacidade para 80 pessoas sentadas, onde será possível receber eventos de diversas naturezas.

“Criar o projeto da nova sede foi um misto de prazer e desafio – prazer em poder ajudar uma instituição tão séria e
respeitada e que desenvolve esse trabalho que é basicamente de amor, e desafio, porque o prédio, além de permitir a facilitação, a integração e o aprimoramento das várias frentes de trabalho desenvolvidas pela Volacc, tem que necessariamente incluir a finalidade de acolhimento e bem estar dos voluntários e usuários, utilizando materiais de menor custo e que facilitem a manutenção em médio e longo prazos”.

Duas das mais importantes fontes de receita e marcas registradas da Volacc, o pastel e o brechó, também foram contempladas. Uma cozinha semi-industrial auxiliará na confecção dos pasteis que a instituição vende em muitos eventos da cidade e o brechó ganhou um amplo salão, com direito a provadores, estoque e estacionamento exclusivo para atender aos clientes que forem às compras.

De acordo com Flávio Ulhoa, um dos engenheiros responsáveis pela obra e sócio proprietário da Domus – Soluções Sustentáveis, o edifício, que conta com 745 m², divididos em três pavimentos, apresentou um grau de complexidade interessante na execução. O desnível do terreno fez com que fosse necessário dividir a obra em duas etapas, construindo estruturas separadas e juntando ambas as partes para a consolidação do edifício. Ingredientes como os
muros de arrimo e a cobertura metálica complementaram o desafio.

“A obra nos apresentou muitas adversidades ao longo de sua execução, mas com um bom planejamento e a assessoria de diversos profissionais capacitados foi possível concluir o prédio em um ano de atividades”, destaca o engenheiro.

Diferenciais 

Vale ressaltar ainda alguns tópicos de sustentabilidade que foram abordados entre projeto e execução e que fazem da nova sede da Volacc um edifício realmente diferenciado na cidade – desde a presença de claraboias, que oferecem iluminação natural durante todo o dia, até a elaboração de um sistema de captação de água da chuva com capacidade de armazenamento superior a 10.000 litros, a construção foi feita pensando no conforto dos usuários e no baixo
custo de manutenção a longo prazo.

Silvio Oliveira, atual presidente da Volacc, afirma que ver a sede pronta é realização de um sonho antigo de todos os voluntários da instituição. A alegria de embarcar na construção veio acompanhada de um receio em função da administração da obra e da dificuldade em captar os recursos necessários para a mesma. Com o decorrer das atividades, Silvio conta que a parceria com a Domus foi importantíssima para garantir que a melhor técnica fosse aplicada em todos os passos, bem como a administração financeira que deu tranquilidade para que a Volacc
pudesse seguir com suas atividades sem interferências.

“A sensação de ver a obra pronta é um sentimento inexplicável; imaginar cada atividade sendo exercida em espaço adequado, saber que teremos condições de expandir o nosso trabalho e de melhorar a qualidade do que oferecemos. É uma contagem regressiva para mudar para a nossa casa ou, como diria a Dona Joanna, “a Volacc não é nossa, a Volacc é da comunidade”. Então, saber que a comunidade será melhor atendida é realmente uma sensação maravilhosa, sem contar que o prédio é muito lindo e grandioso e estamos todos orgulhosos dele”.

O presidente conclui dizendo que ainda não existe uma data confirmada para a mudança e consequente início das operações no prédio novo, uma vez que há demandas financeiras para regularizar, mobiliar e equipar o prédio, enquanto as contas da obra ainda estão sendo pagas. “Nessa reta final, parcelamos muitas compras para ganhar fôlego e ainda temos muitos compromissos pela frente antes do tão esperado dia da mudança. A Volacc ainda precisa da ajuda de todos para finalizar essa etapa e operar em sua casa nova”, pontua o gestor.

Para fazer qualquer tipo de doação, basta entrar em contato com a instituição através do telefone (19) 3875-4544. A nova sede está localizada na Av. João Ambiel, 1170, Parque dos Indaiás, Indaiatuba/SP.

fotos: Ricardo Miranda/Comando Notícia