Em Itupeva, “Bonecos em ação” realiza oficinas de teatro sobre a preservação do meio ambiente
O projeto de oficinas de teatro de fantoches “Bonecos em Ação” chega a Itupeva (SP) entre os dias 02 de agosto e 28 de novembro. Os alunos da E.E. José Polli vão receber as oficinas, que têm como objetivo trabalhar técnicas de trabalho em grupo e aproximar os alunos da arte e da sustentabilidade, com bonecos confeccionados com materiais recicláveis.
As oficinas do “Bonecos em Ação” contam com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final do projeto, os alunos irão apresentar para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, levantamento realizado em 2022 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil. Por isso, o “Bonecos em Ação” busca trazer às crianças a conscientização da importância da reciclagem na realização de projetos artísticos.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Bonecos em Ação” tem a produção da Sancell e apoio da SSP e Incentivar Produções, com patrocínio da WestRock e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.
“Na WestRock, estamos comprometidos em apoiar iniciativas que, como “Bonecos em Ação”, engajem as crianças a desempenhar um papel ativo na criação de um futuro sustentável. Acreditamos que é essencial um trabalho conjunto entre atores públicos e privados para promover ações que unam arte, educação ambiental e sustentabilidade. Nosso objetivo é impulsionar a transformação social e promover práticas sustentáveis que impactem positivamente a comunidade onde estamos inseridos”, reforça Cynthia Wolgien, diretora de comunicação corporativa, sustentabilidade e responsabilidade social da WestRock.
Sobre a WESTROCK: Nosso papel no mundo é oferecer soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado para nossos clientes, colaborando para que o planeta seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações. Nosso negócio integrado – Florestas, Fábrica de Papel e Fábricas de Papelão Ondulado – fornece as melhores soluções em papel e embalagens, que são biodegradáveis, recicláveis e provenientes de fonte renovável. Há mais de 80 anos no Brasil, queremos continuar investindo em pessoas, inovação e tecnologia para crescer e impulsionar nossos negócios e de nossos clientes. Somos mais de 50.000 funcionários(as) no mundo, sendo mais de 2.100 no Brasil, comprometidos em Inovar com Ousadia e Embalar de forma Sustentável.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela WestRock. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Bonecos em Ação” em Itupeva/SP
Datas e local:
02 de agosto a 28 de novembro
E.E. José Polli
Av. Guanabara, 397 – Jardim
Sao Vicente, Itupeva – SP
Com informações: Vira Comunicações
Foto: : Divulgação Komedi