CidadesPolícia

Famílias que voltaram para casa precisam de camas, fogão e roupas; ajude

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Voltaram para casa nesta terça-feira (23) as famílias que perderam todos os móveis, roupas e alimentos na enchente que atingiu a rua Martinho Lutero, Jardim Morada do Sol, na noite de sábado (20). Eles estavam na escola Maria Benedicta Guimarães, perto do Cristo da Ário Barnabé. De acordo com uma das moradoras, Regina Batista da Silva, o mais urgente são móveis como camas e fogão.

“Aqui em casa precisamos de duas camas de casal, mas tem quem precise para seis crianças, então, seis camas de solteiro e uma de casal, e fogão também”, afirmou ao Comando Notícia por telefone no início da tarde. “A Prefeitura trouxe bastante coisa como doação de roupas e falaram que iam ver se traziam ainda hoje ou amanhã alguns móveis de doação”, completa, noticiando que tinha acabado de chegar um carrinho de bebê.

As doações para os moradores da Martinho Lutero, os interessados devem ligar ou se dirigir ao Cras III (rua João Pioli, nº 96), no Jardim Morada do Sol. O telefone é (19) 3935-7534.  As residências são os números 64 e 68 da rua Martinho Lutero.

_DSC2223

Enchentes e destruição

Moradores dos bairros Califórnia e Morada do Sol sofreram com o grande acumulado de água na chuva registrada no sábado (20). Um carro foi arrastado e um acidente fatal foi registrado na SP-75. A cidade registou um volume de 91 mm de chuva, conforme dados coletados pela Defesa Civil, na Estação Meteorológica Automática. O acumulado de janeiro chega a 205 mm.

Uma enxurrada desceu pelo muro vizinho e alagou a lateral da UPA 24 horas, mas com o fim da chuva a situação se normalizou. O atendimento não foi prejudicado e as equipes de manutenção vão providenciar uma solução para evitar que o problema volte a ocorrer.

A Defesa Civil registrou quatro pontos de alagamentos: na rua Cerqueira Cesar, avenida Francisco de Paula Leite, na rua Martinho Luthero e na rua 39 do Jd. Morada do Sol. No total, oito casas foram atingidas pela água e três famílias ficaram temporariamente desalojadas. Elas foram conduzidas à Emeb Professora Maria Benedicta Guimarães.

A Prefeitura providenciou itens de primeira necessidade, como alimentos, roupas, colchões e cobertores para atendê-las. A estrutura das residências não foi afetada. A equipe de Urbanismo realizou a limpeza na rua e nas casas. Ainda hoje (22) as famílias retornarão a suas casas.

No Jardim Europa, parte do barranco da Estrada dos Cavaleiros cedeu e a terra atingiu as vias. Na área de lazer do jardim bela vista, alguns trechos sofreram erosão e uma árvore caiu. O asfalto ficou deteriorado em diversos pontos, um deles é o Jardim Hubert. No bairro Mato Dentro, 17 pinheiros caíram por força da enxurrada. As equipes de Obras e de Urbanismo estão trabalhando hoje para o reparo de todas essas situações.

A força das águas levou parte do aterro de uma travessia de pedestres no Parque Ecológico. O local está interditado e recebe reparos. No Parque da Criança a força das chuvas fez com que o talude com muro de arrimo cedesse prejudicando a piscina de brinquedos. Na manhã desta segunda-feira (22), as equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente já começaram a trabalhar, com a retirada de entulhos e todos os reparos necessários. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em duas semanas, quando a parte molhada será reaberta. A parte seca reabre já na próxima quarta-feira, dia 24.

fotos: Eliandro Figueira/RIC/PMI