HUGO ANTONELI JUNIOR
Os ônibus do transporte público saíram da garagem da empresa sob escolta nesta terça-feira (30), em Indaiatuba (SP). Guardas civis integrantes do Grupo de Apoio Preventivo (Gap) foram chamados à garagem da Sou Indaiatuba durante a madrugada para garantir a saída dos coletivos.
O sindicato, porém, afirma que não houve tentativa de greve, mas, sim, uma assembleia com os trabalhadores, conforme explicou um dos representantes, Izael Souza, ao Bom Dia, Indaiatuba, da Rádio Jornal. Ouça abaixo.
O Comando Notícia apurou que mesmo após o ato do sindicato os ônibus saíram normalmente da garagem e as linhas estavam operando por volta das 5h30 em toda a cidade. O relato dos usuários era de que o transporte estava normalizado às 6 horas. Se a empresa não atender as demandas do sindicato – depósito do FGTS -, pode haver greve no dia 7 de maio.
Ato na garagem
Os ônibus saíram com atraso da garagem da Sou Indaiatuba na terça-feira (23). O sindicato que representa os trabalhadores informou que houve uma reunião com os motoristas porque a empresa não estaria depositando direitos trabalhistas como o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). Por conta da reunião, algumas linhas saíram com atraso segundo relataram usuários.
Pelo menos 43 linhas do transporte público foram afetadas pela reunião dos motoristas da empresa Sou Indaiatuba com o sindicato que representa a categoria. Houve atrasos de pelo menos uma hora na saída dos coletivos. O Departamento de Transportes divulgou um relatório apontando que 21 viagens não foram realizadas, seis ficaram incompletas e que houve ainda 12 atrasos, três adiantamentos de horários e um desvio de itinerário nas linhas. A situação ficou normalizada após às 8 horas, segundo o órgão.
fotos: divulgação/Comando Notícia