A Secretaria de Saúde de Indaiatuba (SP) realiza no sábado, dia 30, das 8h às 17h o Dia D de mobilização para vacinação contra o sarampo. Equipes de saúde estarão no Hospital Dia, Na UBS IV na Morada do Sol e na Praça Dom Pedro II. A cidade tem 15 casos confirmados da doença no ano.
A vacina será aplicada em adultos entre 20 e 29 anos não vacinados, ou seja, de forma seletiva, olhando a carteira de vacinação e conferindo se não há nenhuma dose da vacina. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Indaiatuba possui uma população de 39.385 pessoas nesta faixa etária.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Foto: arquivo – RIC/PMI