As novas vagas para hemodiálise já estão em funcionamento no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), foram acrescentadas mais seis novas cadeiras, passando de 20 para 26 assentos e com esse acréscimo os pacientes de Indaiatuba que realizam sessões em outras cidades agora são atendidos no próprio município.
O número de pacientes atendidos no Haoc passará de 120 para 156 o que corresponde a um aumento de 30% na quantidade de sessões por semana, passando de 360 para 468 ou seja, de 1.440 para 1.872 sessões por mês, em média. Indaiatuba já oferece o tratamento de hemodiálise desde 2014. Indaiatuba possui 25 pessoas que precisavam sair da cidade para fazer a hemodiálise.
O que é hemodiálise?
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina. Ela é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo seu médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista).
Foto: divulgação