Álcool gel é a melhor arma para combater o coronavírus? Especialistas dizem que não
No dia em que surgiram os primeiro vídeos de brigas em supermercados por causa de álcool gel e que Indaiatuba (SP) registrou filas para comprar o produto, o Comando Notícia foi atrás de saber se o produto é tão essencial assim no combate ao coronavírus. E descobriu que não é. Água e sabão, sim, estes que você tem na sua casa, são os mais eficientes contra o vírus. E depois de lavar as mãos precisa passar álcool gel? Não. Apenas lavar a mão é o suficiente. Portanto, não é necessário que haja corre-corre para comprar o produto ou até estoque.
O uso do álcool em gel é só para algumas situações. “O álcool em gel é para quando você está na rua. Usou transporte público, não tem disponível pia com água e sabão, você usa álcool em gel. É uma substituição”, explica Cristiana Meirelles, infectologista e pediatra. Não há nada melhor do que água e sabão para lavar as mãos. Nunca é demais aprender o básico. Aprender desde cedo ajuda.
Com as prateleiras vazias, nesta quarta-feira (18), o presidente da Anvisa anunciou medidas para aumentar a fabricação de álcool em gel. “Resolução que autoriza farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool gel e outras preparações antissépticas ou sanitizantes de forma direta para o público”, afirmou Antônio Barra Torres.
Indaiatuba tem 65 casos suspeitos de coronavírus, e no Haoc há 9 pessoas internadas com suspeitas, três delas em isolamento.
foto: arquivo/Comando Notícia