CidadesIndaiatubaPolícia

Após 38 anos de trabalhos com o “Coturno Preto” e o “Famoso Uniforme Azulão”, Inspetor Zenir se despede da corporação

Nesta quarta-feira  dia 29 de abril de 2024, com aperto no coração e dever comprido o  Inspetor  Zenir Adilson Wulk de Freitas está encerrando suas atividades na Guarda Civil de Indaiatuba (SP), após 38  anos de trabalhos prestados utilizando o Coturno Preto e o Famoso Uniforme Azulão, se despede dessa Gloriosa  Instituição que muito apreendeu. Apesar dos momentos de alegria,  a corporação também teve a triste perda de muito amigos de farda.

 

Como chegou na GM em 1986:

Na época  o amigo tenente Varella do Corpo de Bombeiros, que sempre jogavam futebol ao lado da antiga base da Guarda Municipal na  estação ferroviária, pegou os documentos do Zenir e fez a sua inscrição para a GM. Logo depois somente avisou que ele já estava inscrito, e informou o dia da prova. Então no  dia 3 de fevereiro de 1986 o futuro GM com 19 anos teve uma ótima pontuação na prova escrita  e foi convocado para ingressar a instituição Guarda Municipal.

Ferido em confronto em 1988:

Inspetor Zenir além de executar todas as funções na corporação ao policiamento em todas as operações  e atendimento de ocorrências que realizou em sua trajetória profissional, uma das situações que marcou a sua vida foi um assalto que aconteceu em um supermercado no Jardim Morada do Sol, onde que infelizmente durante o confronto com assaltantes ele foi atingido gravemente por um tiro que acertou a região da boca, e com muita determinação, luta, apoio da família e amigos  conseguiu  superar e sobreviveu. Já o seu companheiro de viatura PM Medina conhecido como “PARAFUSO”não teve a mesma sorte, foi atingido mortalmente por disparos de arma de fogo e morreu.

A quase quatro décadas na corporação Zenir também participou ao lado de colegas de fardas, inúmeras ocorrências de gravidade no município.

 

Entenda um pouco desta historia:

Na manhã de quinta – feira (31) de março de 1988, por volta de 11h40, o supermercado  localizado na Rua José da Silva Maciel no bairro Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP), foi tomado de assalto na época por três bandidos todos armados. Após o roubo eles fugiram com todo dinheiro em um Volkswagen/ Passat na cor branca, que tinha sido roubado horas antes pela Rodovia Santos Dumont (SP-75).

Com o alerta geral do roubo, uma viatura da GM com a guarnição PM Medina conhecido pelo apelido (Parafuso) e GM Zenir, na época a PM e GM patrulhavam na mesma viatura, foram os primeiros a localiza o carro com os ladrões em fuga. Na estrada de terra que liga Indaiatuba/Campinas, saindo pela Avenida Presidente Vargas, até encontrar com  a SP-75, houve o primeiro confronto entre policiais e bandidos, que perseguidos desceram do veiculo e embrenharam-se num matagal as margens da Rodovia.

Os policiais também entraram no mato na tentativa de capturá-los. Logo em  seguida o policial militar Medina foi atingido com um disparo no rosto e caiu no chão. O Guarda Municipal Zenir a tentar socorrer o colega  também foi atingido gravemente atingindo a boca, o GM mesmo ferido conseguiu retornar até a viatura e pedir socorro. Ele foi encaminhado com urgência por uma viatura ao pronto socorro do Haoc. Com um novo cerco houve uma nova troca de tiros e o bandido que atirou no guarda Zenir membro de uma quadrilha perigosa foi atingido  e morto.

O Inspetor já sofreu diversos acidentes durante o trabalho nas ruas, mas se recuperou de todos e  esta até hoje e agora finaliza seus trabalhos na corporação. 

Os colegas  o elogiaram  como sendo um grande  exemplo de profissionalismo  e pai de família. Agora, o descanso é mais do que merecido, desejaram os  GCM’s ao amigo Zenir.

“Parabéns  pelo excelente profissional que é, por todos os serviços prestados em Indaiatuba-SP! Deus abençoe muito, meu amigo” Finaliza Reginaldo Rodrigues.

     Ocorrência: Cerco e prisões  a ladrões de  furto a  residências no Jardim Pedroso, e apreensão de drogas

      Reginaldo Rodrigues, Sub Inspetor Fortunato e Inspetor Zenir 

Ultimo acidente envolvendo o GCM Inspetor Zenir que utilizava a ROMI -134, ocorrido na Rua dos Indaiás

      GM resgata família após ficar dois anos em carcere privado em 1994

                 Desfile 7 de Setembro 

              Inspetor Zenir e GC Nelson com as antigas Honda/ CB-400 nas décadas de 2000 

               Perseguição e prisões a  quadrilha de assaltantes de São Paulo que agiam em roubos  em Indaiatuba

                 Ocorrência de Homicídio no bairro Chácara Areal 

Por Reginaldo Rodrigues

Foto: Arquivo/Comando Notícia/Tribuna de Indaiá