Cidades

Campanha de Multivacinação recebe mais de 6 mil e imuniza 2,5 mil

INDAIATUBA – Desde o dia 11 de setembro, quando começou a Campanha de Multivacinação, 6.189 pessoas passaram por um posto de saúde na cidade. Destes, de acordo com a Secretaria de Saúde, 2.561 foram imunizados ao todo.

Foram 4,6 mil crianças até 9 anos levadas pelos pais aos polos de vacinação. Entre estes, 1.822 receberam algum tipo de vacina, informou a Saúde via assessoria de imprensa. Entre os adolescentes, de 10 a 15 anos, foram 1.590 que compareceram aos locais de vacinação e, destes, 739 foram imunizados. Até então, apenas 20% das meninas alvo da campanha do HPV tinham sido atingidas.

Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre 11 a 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. O objetivo era resgatar crianças não vacinadas e completar os esquemas de vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Imunizações.

Em razão da baixa cobertura da vacinação contra HPV (papilomavírus humano) no município, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Indaiatuba irá intensificar a campanha de multivacinação para este público específico. No dia D da campanha (16 de setembro), uma equipe ficará no Ponto Azul, das 8h às 12h, para aplicar exclusivamente esta vacina, que é direcionada a meninas dos 9 aos 14 anos de idade e meninos entre 11 e 14 anos de idade. Também recebem a dose homens e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV e pacientes que receberam transplantes de órgãos ou oncológicos de 9 a 26 anos.

De janeiro a junho de 2017, um total de 1.923 adolescentes receberam a vacina contra HPV no município, sendo 1.093 meninas e 830 meninos. A população feminina estimada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para ser imunizada contra o HPV em Indaiatuba é de 4.838. “Os jovens precisam entender que esta vacina é importantíssima, pois previne contra tumores malignos, especialmente o câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e garganta. Esperamos conseguir melhorar esta cobertura durante a campanha”, afirmou Rita.

HPV

A Secretaria de saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, também está buscando o auxílio de todas as escolas do município (municipais, estaduais e particulares) na conscientização sobre a importância da imunização contra o HPV.

O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

Foto: divulgação