CidadesIndaiatuba

Com Programa do Recap, Indaiatuba ganha 26 novos pontos de coleta de lixo eletrônico

Indaiatuba ganhou no mês de abril 26 novos pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis). Além de mais opções, a cidade ganha espaços em locais estratégicos e de fácil acesso à população, já que estão instalados nos postos de combustíveis participantes. Ao todo, 90 municípios da área de abrangência da entidade compõem a ação. Na região vale destacar ainda Salto que tem um estabelecimento credenciado ao programa e Itu com três postos compondo a iniciativa.

Desta forma, quem for abastecer o carro poderá descartar pilhas, baterias, celulares e itens de informática no próprio estabelecimento, com a garantia de que eles serão coletados, separados e destinados corretamente.  Os postos foram equipados com um tambor identificado, além de uma placa com informações do “Ecotroca+Descarte Eletrônico”.

O vice presidente do Recap, Anis Abdelnor, destaca Indaiatuba e região diante da cultura dos moradores de já terem uma consciência ambiental, acrescentando que com esse programa, fica ainda mais fácil adotar o hábito de cuidado com o meio ambiente. “Temos um município que já se preocupa com a sustentabilidade e nossa ação vem contribuir já que os pontos de coleta do lixo eletrônico, agora estão em locais de fácil acesso, nas principais ruas e avenidas, nos postos de combustíveis. Isso também reforça o compromisso da nossa categoria que se preocupa e está engajada nas questões de proteção ambiental, com um cuidado com os clientes do estabelecimentos, sempre levando mais facilidades e comodidades.”

Em todas as cidades em que o “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap está presente há uma previsão de recolhimento de cerca de três toneladas de equipamentos por mês. A lista completa dos postos participantes está disponível no site do Recap.

COMO FUNCIONA?

A empresa Ambipar é a responsável pela coleta de todo lixo eletrônico que for descartado nos postos participantes. Esses materiais serão levados à cidade de Nova Odessa, onde ocorre o processo de manufatura reversa – o equipamento é desmontado e as peças são separadas conforme o tipo de material para que cada uma receba a destinação correta. Exemplo: os plásticos depois de separados, são triturados e se tornam matérias-primas para confecção de maletas, bancos e vários outros tipos de produtos. Já o ferro volta para a siderurgia e assim, cada item vai sendo encaminhado de forma sustentável.

PROGRAMA ECOTROCA

O Recap saiu à frente no setor quando lançou o Programa Ecotroca Resíduos em 2010. Na ocasião, os postos de combustíveis participantes passaram a fazer a coleta e destinação correta de todos os resíduos que são gerados pelo estabelecimento durante a troca de óleo dos veículos. Com slogan “Faz bem pro seu carro e pra natureza”, o objetivo foi estabelecer uma relação de confiança, transparência e credibilidade com o consumidor.

A própria Ambipar faz o recolhimento de filtros, papéis, estopas e demais resíduos para a destinação adequada. Essa ação, inclusive, rendeu ao Recap o prêmio de “Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo” da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O sucesso foi tanto, que com os anos de consolidação, foi possível agora em 2019, expandir o programa também para o lixo eletrônico.

fotos: Recap