CulturaIndaiatuba

Comédia dramática com Emília Clarke e dois filmes brasileiros são as novidades

MARCOS KIMURA*

“Uma segunda chance para amar”, “Carcereiros – O Filme” e “Os Parças 2” são os lançamentos nos cinemas indaiatubanos esta semana. Emilia Clarke, também conhecida como Kaleese, Mãe dos Dragões, Quebradora das Correntes etc, é Kate, uma jovem imigrante da ex-Iugoslávia que sobreviveu a uma doença cardíaca séria.

Desde então, ela vive uma vida errática, longe da família e afastando seus poucos amigos, trabalhando num emprego que detesta, até que encontra Tom, papel de Henry Golding, que ficou conhecido por “Podres de ricos”, o surpreendente sucesso de bilheteria ano passado nos EUA, mas não no Brasil. Curiosamente, sua mãe naquele trabalho, Michelle Yeoh (“O Tigre e o Dragão”, “Star Trek: Discovery”), agora é a patroa de Kate, a quem ela chama de “Santa” (Santa Claus é Papai Noel nos países de língua inglesa).

Emma Thompson, que ganhou o Oscar como Atriz por “Retorno a Hward’s End” e de Roteirista por “Razão e Sensibilidade”, faz o papel da mãe da protagonista e também co-assina o script. A direção é do americano Paul Feig, mais conhecido pelos veículos para Melissa McCarthy “As Bem Armadas” e “A Espiã que sabia de menos”.

É um filme inglês para americano ver, com aquelas ambientações londrinas, o elenco caprichando nos sotaque e todo aos som e Geroge Michael e o Wham!. Se é bom? É um programa natalino, com tudo o que isso representa. Hugo Antoneli Jr. vai escrever sobre o pano de fundo do Brexit e outras coisas.

Carcereiros no cinema

Pegando carona no sucesso da série da Globo, o diretor José Eduardo Belmonte (“Alemão”) aproveita o protagonista Adriano (Rodrigo Lombardi) numa aventura original, focada na ação. Com a chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, ao presídio em que trabalha, a tensão aumenta a ponto de provocar duas facções criminosas que vivem separadamente. Adriano terá de enfrentar uma rebelião – além de controlar os passos de Abdel. Também no elenco Milton Gonçalves, Dan Stulbach, Giovanna Rispoli e Tony Tornado.

Os Parças 2

Sequência da comédia de 2017, que resgatou a tradição da comédia física no cinema brasileiro – que remonta, pelo menos, a Oscarito e Grande Otelo – esta comédia retoma o elenco com Tom Cavalcante, Winderson Nunes, Tirulipa e Brune de Lucca, que é Romeu (Bruno de Luca) precisa conseguir dinheiro para deixar o país o quanto antes, agora que ficou sabendo que um inimigo deixou a cadeia. Para tanto, Toin (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes) e Pilôra (Tirulipa) juntam forças para reformar uma colônia de férias, de forma a atrair jovens de todo tipo. Quando o empreendimento enfim começa a funcionar, eles logo passam a competir com uma colônia vizinha, bem mais requintada. A direção agora é de Cris D’Amato, dos dois “S.O.S. Mulheres ao Mar”.

Cinema Francês

 A segunda Sessão Lumière de novembro será no dia 28, sempre no Topázio do Polo Shopping, com o filme “Encontros”. Rémi (François Civil) e Mélanie (Ana Girardot) têm em torno de 30 anos e, apesar de morarem em prédios um ao lado do outro, não se conhecem. Ambos estão solteiros e enfrentam problemas pessoais: ele, devido à demissão de praticamente todos de seu antigo trabalho enquanto foi promovido para outro setor; ela sem conseguir superar o término de um longo relacionamento, cujo fim já tem um ano. Cada um à sua maneira, os dois buscam meios de lidar com o momento depressivo através das redes sociais: ele pelo Facebook, ela através do Tinder. A direção é de Credric Klapisch, de “O Albergue Espanhol” e “Bonecas Russas”.

Downtown Abbey na telona

Outra série de sucesso que foi para a tela grande é “Downtown Abbey”, que se passa numa propriedade nobiliárquica entre o início do século XX e a decadência do Império Britânico. Neste longa, que será exibido na terça, dia 2, no Topázio do Shopping Jaraguá, os Crawley e sua criadagem recebem a visita do rei, da rainha e da princesa da Inglaterra. É o epílogo do programa que durou de 2010 a 2015 com enorme sucesso, inclusive no Brasil. A maior parte do elenco original está no filme: Hugh de Bonevile, Elisabeth McGovern, Michelle Dockery, Laura Carmichael, Imelda Staunton, Jim Carter e a sensacional Maggie Smith. A direção é de Michael Engler, que assinou quatro episódios da temporada final.

*Marcos Kimura é jornalista e curador do Cineclube Indaiatuba (SP).

foto: reprodução