Cidades

Conteúdo na internet pode ajudar cegos na inclusão ao ambiente digital

CAROL BORSATO*

Hoje em dia, existem muitos sites e canais no Youtube, de todo tipo de coisa.

Uma das coisas que mais chamam a atenção é saber que os cegos estão inseridos no meio digital de forma ativa, muitas vezes como criadores.  Às vezes criam sites completos, tendo desde aplicativos de computador e celular para baixar grátis até com filmes e novelas.

Já os canais do youtube tem muitos tutoriais de diversos aplicativos, desde aplicativos de celular de jogos, de editores de áudio, até dicas para whatsapp e também tutorial do telegram que é o rival do whatsapp, mas tem alguns recursos que o outro não possui.

O site Cegos Brasil por exemplo, é tão completo, que tem um atalho para o youtube, tem um tradutor multi línguas, tem trilhas de novelas e novelas, desde as antigas às atuais. Alguns sites e canais de cegos chegam a virar referência, a ponto dos cegos recomendá-los a qualquer pessoa que precisar.

Há também os cegos que modificam aplicativos para melhorar a sua acessibilidade e criam versões para tradução e tudo o que precisar.

E sem falar daqueles que são programadores, esses estão em toda parte e dando aula de informática, isso eles fazem muito bem, eles explicam nos mínimos detalhes.

Para vocês terem uma ideia, existe um modo que permite ao cego formatar computador, mas isso exige o conhecimento extremo. E depois dessas informações, creio que você deve estar surpreso, mas a verdade é que tudo é possível para quem sonha e quer. Conheça mais clicando aqui.

*Carol Borsato é a primeira repórter com deficiência visual da história de Indaiatuba (SP) e escreve aos domingos.

foto: divulgação