Cidades

Correios afirmam que entregas estão normalizadas em Indaiatuba após greve

INDAIATUBA – Estão normalizados os serviços dos Correios na cidade, de acordo com o que a própria empresa informou ao Comando Notícia nesta sexta-feira (16). A greve começou no domingo (11) e durou até terça-feira (13). Na segunda (12), ainda segundo os Correios, nas cidades que compõem a base sindical de Campinas, que inclui Indaiatuba e Campinas, 93,93% do efetivo está presente e trabalhando – o que corresponde a 3.452 empregados.

No interior do Estado de São Paulo, 92,39% do efetivo estava atuando – o que equivale a 10.090 empregados. Os Correios ainda afirmam que “não houve qualquer prejuízo nos serviços”. Na terça, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de efetivo mínimo de 80% dos trabalhadores em cada unidade, enquanto durasse a greve.

Reivindicações

Entre as razões para a greve estão plano de carreira e retirada de benefícios. Veja abaixo:

  • alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários
  • cobrança de mensalidades e retirada de dependentes do plano de saúde
  • suspensão de férias a partir de abril
  • redução da carga horária e do salário de funcionários da área administrativa
  • extinção do cargo de operador de triagem e transbordo
  • fechamento de mais de 2.500 agências próprias por todo o Brasil

Segundo os Correios, a questão do plano de saúde foi discutida “exaustivamente” com as representações dos trabalhadores, tanto no âmbito administrativo quanto em mediação pelo Tribunal Superior do Trabalho e que, após diversas tentativas sem sucesso, a forma de custeio segue para julgamento pelo TST.

A empresa aguarda uma decisão conclusiva para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com os custos.

Nota dos Correios

A paralisação parcial, iniciada na última segunda-feira (12) por alguns sindicatos da categoria, terminou em todas as cidades do interior do Estado de São Paulo, incluindo Indaiatuba. Todas as agências do interior de São Paulo estão abertas e todos os serviços estão disponíveis.

Não houve qualquer prejuízo nos serviços de atendimento dos Correios do interior paulista. No último final de semana (10 e 11), os Correios já haviam colocado em prática seu Plano de Continuidade de Negócios, de forma preventiva, para minimizar possíveis impactos à população.

foto: divulgação