CulturaIndaiatuba

Dois Irmãos, da Pixar, é a grande estreia da semana

por MARCOS KIMURA*

A semana nos cinemas de Indaiatuba só tem um lançamento: “Dois Irmãos: Uma jornada fantástica”, animação da Pixar. Ou seja, altas expectativas. O filme conta a história de dois irmãos elfos que perderam o pai, mas que ganham a oportunidade de revê-lo por um dia através de um cajado mágico que ele lhes deixou. Mas um acidente faz com que eles não consigam completar o feitiço, e só conseguem metade de seu objetivo.

Agora eles tem 24 horas para conseguir terminar o que começaram. O diretor Dan Scalon é o mesmo de “Universidade Monstro”, e inspirou a trama em sua própria experiência pessoal, já que ele e seu irmão também perderam o pai muito jovens. O mundo mágico em que se passa a ação foge do clichê medieval e ganha contornos de metrópole moderna, inspirada na
Los Angeles americana.

O estudo que ganhou 11 de 18 Oscar possíveis em Animação mudo o gênero de patamar, com produções que tem as crianças como público-alvo mas conversam com adultos olhando nos olhos. Perto de “Divertida Mente”, “Cisne Negro” é psicanálise de boteco; e quem vai negar o status de obras-primas da Sétima Arte para “Wall-E” e “Up”? Por isso, cada lançamento da Pixar é cercado de altas expectativas, para o bem e para o mal.

Sessão Lumière

A atração da Sessão Lumiére desta quinta-feira, dia 5, no Cine Topázio do Polo Shopping, é “A Chance de Fahim”, de Pierre-François Martin-Laval, com o grande Gèrad Depardieu. O ingresso único é R$10,00 Forçado a fugir de Bangladesh, sua terra natal, o jovem Fahim (Assad Ahmed) e seu pai deixam o resto da família e partem para Paris.

Após a sua chegada à França, eles começam uma verdadeira maratona de obstáculos para obter asilo político. Graças ao seu talento com xadrez, Fahim conhece Sylvain (Gérard Depardieu), um dos melhores treinadores da França. Quando o campeonato francês começa, a ameaça de deportação pressiona Fahim e seu pai. O jovem enxadrista tem apenas uma opção para continuar no país: Ser campeão.

Cineclube

O Cineclube Indaiatuba exibe na próxima terça-feira, dia 10, no Cine Topázio do Shopping Jaraguá, o filme holandês “Instinto”, estrelado por Clarice van Houten, mais conhecida como Melisandre, de “Game of Thrones”.  Nicoline (Carice) é uma psicóloga experiente que inicia um novo emprego em uma instituição penal – apesar de ter resolvido nunca mais voltar à psiquiatria.

Ela conhece Idris (Marwan Kenzari), um homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu uma série de crimes sexuais graves. Após cinco anos de tratamento, ele está prestes a fazer sua primeira liberdade condicional desacompanhada. “Instinto” é a estreia da atriz Halina Reijn no cargo de direção. O longa- metragem foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Locarno e também foi selecionado pela Holanda para uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020.

Sessão especial

Na quarta-feira, dia 11, haverá sessão especial de “O Escândalo”, às 19h, no Cine Topázio do Shopping Jaraguá, coordenada pela Sub-seção de Direitos Humanos da OAB Indaiatuba. O filme conta o processo de assédio sexual que derrubou o poderoso CEO da Fos News, Roger Ailes (John Lithgow, de “The Crown”).

A ação é centrada em três mulheres, Gretchen Carlson (Nicole Kidman), a jornalista que fez a denúncia inicial; Megyn Kelly (Charlize Theron, indicada ao Oscar de Atriz), a âncora do canal que se recusou a defendê-lo: e Kayla Popsil (Margot Robbie, indicada a Atriz Coadjuvante), uma composição de várias subordinadas que foram abusadas pelo executivo. A direção é de Jay Roack (“Trumbo – Lista Negra”).

*Marcos Kimura é jornalista e curador do Cineclube Indaiatuba (SP).

foto: reprodução