CidadesPolícia

Editorial: Indaiatuba se viu ao vivo no Comando Notícia em 2017

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Quem sabe faz ao vivo, mas quem sabe fazer um ao vivo? O Comando Notícia não é um canal de televisão, nem de rádio, mas se propôs a se reinventar em 2017. Começamos a fazer transmissões ao vivo há um ano, na posse dos vereadores eleitos. Ao longo dos meses de 2017 conseguimos aprimorar e nos tornamos pioneiros em trazer informações ao vivo direto de onde a notícia acontece.

As transmissões ao vivo ganharam uma nova roupagem em agosto, com um sequestro após um roubo à banco no Jardim Morada do Sol. Em quatro meses foram 700 mil visualizações dos nossos vídeos, sendo que um dos últimos, um acidente na SP-75, estava com mais de 90 mil espectadores enquanto este texto era escrito.

Indaiatuba se viu ao vivo no Comando Notícia e novidades estão prontas para estrear em 2018. Jornalismo é isso: se reinventar a cada notícia, a cada dia. E só foi possível realizar transmissões à Globo News, ao vivo, com locução e entrevistas, por causa da exigência do nosso público. Ninguém fica assistindo mais de 950 mil minutos (de acordo com dados do Facebook) se não tiver conteúdo, e isso o Comando Notícia tem.

Quando começou, o site Comando Notícia trazia o slogan “Na Velocidade da Informação”, mas ele se tornou obsoleto. Em 2017 usamos o “Onde Tem Notícia, Tem Comando”. O que virá para 2018? Quando começou, o site trazia apenas algumas notícias de polícia, muitas baseadas em Boletins de Ocorrência. Atualmente, o público nos ajuda (e isso é parte importante), juntamente com as fontes policiais e podemos apurar o fato enquanto ele ainda está acontecendo.

Um site policial que começou sem recursos e trabalha no limite deles já ultrapassou barreiras impressionantes. O CN hoje está em Salto, cobre fatos de Itu, Sorocaba, fez reportagens em São Paulo e pode ultrapassar barreiras estaduais em breve. Não em público, porque temos fieis leitores do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, mas em coberturas que serão marcantes na história do jornalismo indaiatubano, começando pela visita à Rota, em São Paulo, em maio, até o especial de aniversário com o arquiteto (e gênio) Ruy Ohtake, que produzimos em novembro.

O ao vivo tem dos seus truques. Falar do fato enquanto ele está acontecendo é se despir da falta de humildade de querer saber de tudo antes para depois transmitir. É assistir com o público e se surpreender enquanto a notícia está acontecendo. É narrar imagens que todos estão vendo, mas traduzi-las de uma forma que o público possa entender. Tudo gratuito. Tudo em tempo real. Isso é inédito na história de Indaiatuba e não temos falsa modéstia nenhuma.

Mas quem faz o Comando Notícia ser ao vivo? O público. O CN não pertence à uma empresa ou à pessoas. O CN é um patrimônio do seu público e hoje cobre diversas áreas (ainda fazendo matérias com Boletins de Ocorrência), mas com pautas exclusivas para que o público fique cada vez mais bem informado. O CN pertence a todos e o seu crescimento pode ser visto assim: ao vivo.

fotos: arquivo/Comando Notícia