Polícia

Editorial: o Comando Notícia errou, bandeira branca

HUGO ANTONELI JUNIOR

Bandeira branca. Pedimos paz, tolerância e um pouco de paciência para quem quiser ler este texto. Aliás, aqui no Comando Notícia você só lê o que quer. É bom lembrar que somos o único veículo de Indaiatuba totalmente online e gratuito. Depois de mais de 20 meses e 2,5 mil postagens, entre coberturas ao vivo de diversos casos, obtivemos um público nunca imaginado no começo do site, em janeiro do ano passado. Atualmente temos cerca de 24 mil seguidores no Facebook e falamos para um público que beira as 100 mil pessoas por semana – quase metade da cidade.

Nós erramos na semana passada em um post sobre uma suposta agressão de um professor a um aluno. Erramos antes. Erramos hoje. Erraremos amanhã. Erramos sempre. Somos humanos. Acontece. Mas nunca cometeremos um erro por vontade própria. O trio que compõe a “redação itinerante” do Comando trabalha 24 horas por dia. Não é modo de dizer. Na madrugada do último domingo (17), por exemplo, tínhamos um fotógrafo na avenida mais movimentada de Indaiatuba em um acidente que envolveu seis pessoas e um carro que o velocímetro parou em 120 por hora. Sabe que horas era? Entre 2 e 5 da madrugada.

E sabe porquê fazemos isso? Para que quem acordasse umas 10 horas no domingo e abrisse as nossas redes sociais visse uma notícia inteira, apurada, com diversas fotos, de forma gratuita e no tempo mais rápido possível. É por isso que trabalhamos. Não somos o veículo de comunicação mais velho, nem com mais anunciantes, mas – para uma empresa com três pessoas, estamos fazendo um bom trabalho. Com erros, mas um bom trabalho.

Tivemos uma enxurrada de comentários negativos na notícia sobre a acusação de agressão na semana passada. No início da manhã de sexta (15), uma mãe nos ligou chorando, com o filho chorando e nos pedindo por favor para que a notícia fosse retirada porque a criança estava sendo chamada de “delinquente” e que não queria ir mais na escola. Erramos. Retiramos a matéria.

Erramos em achar, ingenuamente, que as pessoas leriam uma notícia simplesmente. Virou um tribunal. Houve comentários até de que o menino era usuário de drogas (!!!!). Daí os comentários vieram para cima de nós. Que nós éramos uma “paginazinha do Facebook”, que “onde já se viu vocês estarem respondendo comentários de madrugada (era meia noite e pouco)”. Absurdo, não? A gente ali trabalhando para trazer o melhor conteúdo possível e com interatividade de madrugada (!!). A matéria saiu do ar a pedido da mãe. E os comentários também.

A política de comentários no Comando Notícia é a seguinte: qualquer pessoa pode comentar, com duas exceções – quem fizer propaganda não autorizada e quem proferir ofensas. Infelizmente, a lista de pessoas impedidas de comentar nossas notícias praticamente dobrou neste final de semana. E, se preciso, triplicará. Nenhuma ofensa será tolerada. Eis aqui um lugar democrático de emitir opiniões, mas achamos que a ofensa é inaceitável.

Erramos em tentar ser uma página totalmente gratuita e que traga matérias com qualidade achando que todos entenderiam. Sorte de quem entendeu. Fizemos uma matéria super bacana sobre o Rock in Rio, outra pauta local com uma especialista em emprego (em um país com mais de 12 milhões de desempregados), uma sobre a baixa vacinação (é sobre saúde, poxa), dentre tantas outras, como pautas culturais: semanalmente cinema, peças e eventos locais. São pautas que não chegam a 10% dos acessos das de polícia, mas temos um compromisso com o leitor e não apenas por acessos. Não colocamos acidentes porque queremos. Nem o provocamos. Também não vendemos drogas, roubamos carros, furtamos objetos ou acusamos ninguém.

Todo o nosso conteúdo é pautado no jornalismo. Nós escutamos histórias e reportamos. Erramos e erramos muito. Mas, bandeira branca. A gente erra, mas acerta também. Não é porque é gratuito que tem que ser ruim, mas não é porque houve o erro que tem que haver violência. Na próxima vez que for comentar algo (não só aqui, em qualquer lugar), pense bem. O seu comentário pode acabar com o dia, com o final de semana ou com a carreira de alguém. Mais amor, mais tolerância. O Comando Notícia não é um site violento, é um veículo de comunicação em um País violento. Nós só damos a notícia.

Para efeito de informação: no caminho dos dois anos, temos uma lista de pautas muito importantes nos próximos meses e continuaremos enquanto a gente conseguir. Contamos com a sua curtida, com o seu comentário, com a sua tolerância. É para você, que leu tudo isso até aqui, que a gente tem postagens diárias, de domingo a domingo, a cada duas horas. Para você e para quem mais quiser. O Comando é uma página de Indaiatuba e região e não vai parar, nenhuma violência vai nos parar. Bandeira branca.