CidadeseducaçãoIndaiatuba

EMEB “Profª Maria Cecília Ifanger” lança cria Projeto Perseverança em parceria com família de aluno para inspirar outras crianças

As crianças da EMEB “PROFª MARIA CECÍLIA IFANGER” participaram do projeto “Perseverança”. O tema surgiu após a equipe gestora perceber que alguns alunos se desanimavam diante de dificuldades enfrentadas no dia a dia. O projeto foi desenvolvido em parceria com os familiares do aluno Bryan de Toledo Arantes do 2º ano A , professores e funcionários e contou com a participação dos alunos do 1º ano A, 3º ano A, 5º ano A e 2º ano A.

O aluno conversou com seus colegas sobre atitudes que envolvem a perseverança, explanando sobre suas conquistas e derrotas. Ele preparou slides com fotos das fases da sua vida, criou um canal no Youtube e foi à frente da sala de aula atuar com os colegas relatando a importância de tentar por diversas vezes o que deseja e não desistir dos seus sonhos.

undefined

Bryan é aspirante a jogador de futebol profissional, jogando hoje nas equipes de base dos clubes EC Primavera e ADI futsal, mas para chegar neste nível passou por diversas dificuldades com a saúde. Desde bebê apresenta um quadro asmático grave e os tratamentos são rigorosos com internações nos hospitais e uso de remédios controlados.

Os pais relatam que Bryan sempre foi muito forte e nunca deixou de treinar e jogar futebol. Neste ano além da asma Bryan ficou uma semana internado sem forças para andar devido a dengue, no meio do ano ele teve uma entorse no joelho e lesionou o menisco, fez três meses de fisioterapia, se dedicou, recuperou e voltou aos treinos.

A professora de filosofia, Maria do Socorro, relata que este projeto é muito importante pois a perseverança significa não desistir dos objetivos apesar dos obstáculos e isto ela preconiza em suas aulas.

Com toda a generosidade, os pais do aluno Bryan se dispuseram a atuar na parceria com a escola e realizaram um planejamento em conjunto com os professores e equipe gestora para que este projeto ganhasse força: eles patrocinaram uma atividade dirigida onde os participantes ganharam brindes como: squeezes, bolas e pirulitos. Todos os alunos participaram da “brincadeira” onde o foco era chutar a bola e acertar a travessão.

A lição que ficou com este lindo projeto foi que a perseverança é válida para grandes objetivos e também para as pequenas coisas do cotidiano, como uma prova, uma lição de casa, uma tarefa doméstica…

A perseverança deve ser um esforço contínuo, relatam os pais do aluno Bryan, que se demonstraram apaixonados pelo esporte e pela atuação com os alunos da EMEB “PROFª Maria Cecília Ifanger”

Este é mais um exemplo onde fica claro o poder transformador que a parceria comunidade em conjunto com a escola tem, onde podemos não só trabalhar a abordagem didática do tema, mas principalmente abordar valores e princípios de vida junto aos nossos queridos alunos, e isso é algo que eles levarão consigo adiante!