Especial emprego: especialista fala sobre o candidato ligar para a empresa pedindo uma resposta
MAYARA PIPERNO*
A espera pelo resultado da entrevista é sempre o momento mais aguardado, seja para um resultado positivo ou negativo, para que já se tenha em mente qual será o próximo passo. Paulo Henrique Pires, diretor do Pat Indaiatuba, fala sobre este momento de espera.
“Normalmente os processos de seleção tem demorado mais tempo do que antigamente. Tem processo que demora um mês, tem processo que demora dois meses e tem processo que dura quinze dias. Mas o interessante é que quando você estiver na entrevista de emprego, quando estiver saindo, se você tiver a oportunidade e sentir que dá para perguntar para a pessoa”, diz. Veja os outros temas, como montar o currículo, leia e ouça, como mudar de área de atuação e como se comportar em uma entrevista.
“Não há problema nenhum em você perguntar se pode ligar para saber da resposta. Porque geralmente as empresas já informam se entram em contato para o sim ou para o não. Normalmente para o sim eles entram em contato e o processo seletivo está em andamento. E se não entram, é que você não foi convocado. Mas na entrevista você pode perguntar, sim.”
Apesar de querer saber o resultado o mais rápido possível é necessário manter a calma e aguardar. Caso a empresa dê a liberdade de ligar para saber alguma resposta, você pode ligar, mas espere o prazo que foi pedido para entrar em contato. Não fique insistindo caso ainda não tenha uma resposta. E amanhã nós voltamos com a última dica sobre emprego. Se duas empresas te chamam para trabalhar, o que você deve levar em consideração na hora de escolher? Amanhã você vai descobrir.
*Matéria produzida especialmente para o Jornal das 11, da Rádio Jornal
foto: divulgação