CidadesEsporteIndaiatuba

Esportes encerra 2023 com manutenção de bons resultados e diversas obras entregues ou em execução

Projetos educacionais, competitivo e de lazer seguem mobilizando milhares de munícipes ao longo do ano

Em 2023, a Secretaria Municipal de Esportes manteve sua premissa de possibilitar o acesso à atividade e exercício físico, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, por meio de programas que abrangem a população a partir dos seis anos. No total, são 34 modalidades em 24 núcleos esportivos espalhados por toda a cidade. Além disso, a pasta entregou diversas obras, ampliando as opções da população, e segue na construção do novo Centro Esportivo ‘Rei Pelé’ no Jardim Morada do Sol, com entrega prevista para 2024.

“Políticas públicas são essenciais para garantir a qualidade de vida da nossa população e o investimento no Esporte é essencial dentro deste planejamento”, destaca o prefeito Nilson Gaspar. “Todo investimento realizado na busca por melhorias na saúde dos munícipes é válido e por isso, estamos sempre oferecendo novos projetos e locais para a prática esportiva”.

Dentre esses programas permanentes estão os projetos Esporte Cidadão (para faixa etária de 6 a 14 anos), que oferece 10.440 vagas em parceria com a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto); Juventude Esportiva (15 a 21 anos), com dois mil atendimentos mensais; o Projeto de Lazer em duas vertentes, o Lazer Esportivo e o Fitness (a partir dos 16 anos até a 3ª Idade), com 11 mil alunos atendidos; e o Departamento Social, que oferece às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social a participação nos projetos, de acordo com o número de vagas disponíveis; além do Departamento de Esporte Competitivo, que concentra as equipes de alto rendimento.

No total, são 34 modalidades em 24 núcleos esportivos, sendo dois deles lançados em março deste ano: o projeto piloto de Tênis de Mesa e as aulas de bicicross no Juventude Esportiva. “Esses projetos têm por finalidade estimular o gosto pela atividade física e a convivência entre as comunidades”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Muito mais do que revelar atletas, o intuito é oferecer saúde e qualidade de vida”.

Dentro dos projetos Esporte Cidadão e Juventude Esportiva, diversos eventos movimentaram os alunos e seus familiares. Um dos destaques é o projeto Férias Eu Escolho Você, oferecido nos meses de janeiro e julho para toda a população, sem necessidade de cadastro ou participar de algum projeto. “Em janeiro deste ano, tivemos 2.076 participantes. Em julho, este número saltou para 3.052”, revela o coordenador José Maria Ferraz Filho.

A segunda edição do Festival Esporte Cidadão e Juventude Esportiva aconteceu entre os dias 21 de outubro a 2 de dezembro. “Tivemos cerca de 3.200 participações nas atividades do Esporte Cidadão e mais de 1.100 participações no Juventude Esportiva”, destaca o coordenador.

Competitivo

O Departamento de Esporte Competitivo conta com 127 equipes em 34 modalidades, totalizando 1.375 atletas atendidos que participaram de dezenas de competições ao longo do ano. Entre os principais resultados estão o vice-campeonato dos Jogos Regionais da 4ª Região realizado em Mococa com 187 pontos, a 11ª colocação nos Jogos Abertos do Interior em São José do Rio Preto com 64 pontos e o vice-campeonato dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, com 403 pontos.

“Todos os resultados alcançados em 2023 revelam a excelência do trabalho realizado por nossos atletas, professores e coordenadores, ainda mais se considerarmos que nossas equipes são formadas quase que exclusivamente por atletas formados em nossa cidade”, analisa Marquinhos. “Em 2024, tenho certeza que todo este empenho e dedicação terão continuidade, com algumas modalidades despontado como grandes apostas para Indaiatuba”.

O Departamento de Esporte Social também ganha destaque com atividades oferecidas em parceria com entidades assistenciais; em conscientização a causas importantes como o autismo; a realização da Manhã Esportiva Inclusiva, realizada em outubro; além das 40 vagas oferecidas no Curso de Defesa Pessoal da Mulher, que agora acontece no Centro de Lutas João Pioli.

Obras

Ao longo de 2023, a Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com outras pastas da administração, preocupou-se em reformar e construir novos pontos para a prática esportiva por toda a cidade. “Realizamos a reforma de 12 campos de futebol, a revitalização em pintura epóxi em sete quadras poliesportivas e iniciamos as obras da reforma da arquibancada do Estádio no Rêmulo Zoppi”, destaca Marquinhos.

Destacam-se também as revitalizações da Pista de Skate e de Bicicross, no Parque Ecológico; a inauguração da Areninha, no Jardim Belo Horizonte; a entrega de quatro campos de futebol society de grama sintética ao longo do Parque; a construção da Arena Beach Tennis, Futevôlei e Vôlei de Areia no Residencial Monte Verde; e a revitalização e ampliação do Campo de Futebol da Vila Castelo Branco com grama sintética. Além disso, seguem as obras no novo Centro Esportivo ‘Rei Pelé’, no Jardim Morada do Sol.

A Secretaria Municipal de Esportes realiza atendimentos à população através da cessão gratuita de campos de futebol e quadras poliesportivas. Os campos de são cedidos para as equipes disputarem jogos amistosos, treinamentos e também para as competições de futebol amador, movimentando mais de 26 mil pessoas ao mês, totalizando um atendimento anual de 287 mil pessoas.

Já nas quadras poliesportivas, os atendimentos são realizados através dos núcleos e também das quadras das escolas municipais, através do Decreto 14.878/2023, que autoriza o uso das quadras pela Secretaria Municipal de Esportes. Além das atividades de lazer, as quadras também são cedidas para competições de futsal.

As quadras poliesportivas movimentam, em média, 17.400 pessoas ao mês, estimando um atendimento anual de 191 mil pessoas.

Com informações: Assessoria/PMI

Foto:Divulgação/PMI