CidadesSalto

Estiagem prejudica recuperação de mananciais e famílias são afetadas pelo rodízio no abastecimento de água em Salto

A estiagem e o calor intenso estão prejudicando a recuperação de mananciais em Salto (SP). Com isso, os moradores da região noroeste da cidade também são afetados com rodízio no abastecimento de água.

Na cidade, o rodízio começou no dia 18 de julho e não têm previsão para terminar. Sem lugar para reservar água, o abastecimento depende dos mananciais, mas sem chuva suficiente, eles estão secando.

Parte dos moradores de Salto está em situação de alerta. A chuva registrada na última sexta-feira (29) não foi suficiente pra melhorar o nível do Ribeirão Buru, que abastece a região noroeste da cidade.

O Ribeirão Buru é o córrego responsável pelo abastecimento de 15% das casas de Salto, o que representa cerca de 8.000 famílias, que estão incluídas no sistema de rodízio.

A torneira seca deve mudar os planos da família da artesã Esmeralda Moraes de Souza para o Dia dos Pais. Por causa do rodízio no abastecimento de água ela não sabe se consegue receber os quatro filhos e os netos para o almoço.

“O Dia dos Pais está chegando e a gente já olhou na folhinha o dia que não vai ter água. Eu vou ter que juntar mais água ainda e encher mais uns galões, ou então combinar com eles para almoçar na casa da minha filha que mora aqui, porque lá não falta água.”

A preocupação é que, apesar se ter um calendário de racionamento, não é sempre que ela recebe água quando deveria. A Esmeralda faz de tudo para guardar água em baldes e vasilhas.

O Saae informou que todos os locais atingidos pelo racionamento seguem com o abastecimento, de acordo com o cronograma de cada região. Apenas duas regiões de Salto não estão incluídas no rodízio.

Com informações: Por TV TEM/ G1 Sorocaba e Jundiaí 

 Foto: Reprodução