com informações do G1 Campinas
A Prefeitura de Hortolândia (SP) confirmou o primeiro caso de febre maculosa na cidade este ano. Uma mulher de 31 anos foi infectada e já se recuperou da doença. Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde informou que a paciente foi picada pelo carrapato em outra cidade. Há, ainda, oito casos suspeitos. Em Indaiatuba (SP) há um caso de morte confirmado e dois casos em Campinas (SP).
A Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ) verificou que no trajeto da paciente dentro do município não há áreas de risco para febre maculosa. Se trata, portanto, de um caso importado. A prefeitura diz que ela trabalha e frequenta outra cidade. E alerta que a mulher não viu carrapato no seu corpo.
Por conta disso, ressalta que as pessoas que apresentarem sintomas da doença procurem uma unidade de saúde mesmo se não tiverem percebido a picada do carrapato-estrela, e comuniquem se estiverem passado por áreas de risco. Ele transmite a doença após mais de quatro horas aderido à pele.
Sintomas: Febre alta de inicio súbito e calafrios, dor de cabeça, conjuntivite, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular e/ou nas articulações, insônia e dificuldade para descansar, prostração; inchaço e/ou vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.
Evolução rápida: A doença é fatal se não for tratada. Segundo a Saúde, a evolução do quadro é rápida, entre a primeira febre e o óbito, são oito dias de intervalo. Se o tratamento começar nos primeiros dias, a chance de cura chega a 100%. No ano passado, duas pessoas morreram pela doença na cidade; foram os dois únicos casos confirmados de 2018.
Veja as 14 áreas de risco na cidade
Entre os locais com indicativo de carrapatos, seis estão no bairro Jardim Amanda. A prefeitura afirma que todas as áreas mapeadas estão sinalizadas com placas de orientação para a população. No geral, as pessoas devem ficar atentas para áreas de mata, beira de córregos, parques e praças.
- Avenida Brasil, no Jardim Amanda (área verde, próxima da academia ao ar livre)
- Avenida Brasil, no Jardim Amanda (área verde atrás do campo de futebol)
- Rua Augusto dos Anjos, no Jardim Amanda (atrás do alambrado da Emef Jardim Amanda I – Caic)
- Rua Hermes da Fonseca, no Jardim Amanda (próximo ao número 450)
- Rua Benjamim Constant, no Jardim Amanda (área verde próxima ao córrego)
- Rua Casemiro de Abreu, no Jardim Amanda (área verde na margem da lagoa)
- Rua Julio Prestes, no Jardim Amanda (área verde na margem da lagoa)
- Margem do Ribeirão Jacuba (próximo da rua Geraldo Denadai)
- Margem do Ribeirão Jacuba (parte inferior do Viaduto 17 de Abril)
- Rua Antônio Baraldi, na Vila Real (perto da linha férrea)
- Viveiro Municipal, no Parque Ortolândia (área verde próximo da horta)
- Viveiro Municipal, no Parque Ortolândia (margem da represa)
- Área particular 1 na região da Taquara Branca
- Área particular 2 na região da Taquara Branca
foto: divulgação/arquivo