Cidades

Hortolândia confirma primeiro caso de febre maculosa

com informações do G1 Campinas

A Prefeitura de Hortolândia (SP) confirmou o primeiro caso de febre maculosa na cidade este ano. Uma mulher de 31 anos foi infectada e já se recuperou da doença. Nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde informou que a paciente foi picada pelo carrapato em outra cidade. Há, ainda, oito casos suspeitos. Em Indaiatuba (SP) há um caso de morte confirmado e dois casos em Campinas (SP).

A Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ) verificou que no trajeto da paciente dentro do município não há áreas de risco para febre maculosa. Se trata, portanto, de um caso importado. A prefeitura diz que ela trabalha e frequenta outra cidade. E alerta que a mulher não viu carrapato no seu corpo.

Por conta disso, ressalta que as pessoas que apresentarem sintomas da doença procurem uma unidade de saúde mesmo se não tiverem percebido a picada do carrapato-estrela, e comuniquem se estiverem passado por áreas de risco. Ele transmite a doença após mais de quatro horas aderido à pele.

Sintomas: Febre alta de inicio súbito e calafrios, dor de cabeça, conjuntivite, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular e/ou nas articulações, insônia e dificuldade para descansar, prostração; inchaço e/ou vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés.

Evolução rápida: A doença é fatal se não for tratada. Segundo a Saúde, a evolução do quadro é rápida, entre a primeira febre e o óbito, são oito dias de intervalo. Se o tratamento começar nos primeiros dias, a chance de cura chega a 100%. No ano passado, duas pessoas morreram pela doença na cidade; foram os dois únicos casos confirmados de 2018.

Veja as 14 áreas de risco na cidade

Entre os locais com indicativo de carrapatos, seis estão no bairro Jardim Amanda. A prefeitura afirma que todas as áreas mapeadas estão sinalizadas com placas de orientação para a população. No geral, as pessoas devem ficar atentas para áreas de mata, beira de córregos, parques e praças.

  1. Avenida Brasil, no Jardim Amanda (área verde, próxima da academia ao ar livre)
  2. Avenida Brasil, no Jardim Amanda (área verde atrás do campo de futebol)
  3. Rua Augusto dos Anjos, no Jardim Amanda (atrás do alambrado da Emef Jardim Amanda I – Caic)
  4. Rua Hermes da Fonseca, no Jardim Amanda (próximo ao número 450)
  5. Rua Benjamim Constant, no Jardim Amanda (área verde próxima ao córrego)
  6. Rua Casemiro de Abreu, no Jardim Amanda (área verde na margem da lagoa)
  7. Rua Julio Prestes, no Jardim Amanda (área verde na margem da lagoa)
  8. Margem do Ribeirão Jacuba (próximo da rua Geraldo Denadai)
  9. Margem do Ribeirão Jacuba (parte inferior do Viaduto 17 de Abril)
  10. Rua Antônio Baraldi, na Vila Real (perto da linha férrea)
  11. Viveiro Municipal, no Parque Ortolândia (área verde próximo da horta)
  12. Viveiro Municipal, no Parque Ortolândia (margem da represa)
  13. Área particular 1 na região da Taquara Branca
  14. Área particular 2 na região da Taquara Branca

foto: divulgação/arquivo