Polícia

Indaiatuba: dos nove candidatos, só Ganem e Nogueira se elegeram; veja votação de cada um

Indaiatuba teve nove postulantes a cargos nas eleições 2018, cinco para deputado federal e quatro para deputado estadual. Dois deles, para estadual, venceram e a partir de janeiro compõem o novo governo paulista. Os outro sete não conseguiram a eleição.

Os candidatos a deputado federal locais somaram 36.930 em todo o Estado de São Paulo. A votação somente em Indaiatuba foi de 32.770, ou seja, os candidatos tiveram 4.160 votos fora da cidade. O “envolvimento” dos eleitores com os candidatos locais foi de cerca de 30%. Isso quer dizer que 70% dos votos a deputado federal foram para candidatos de fora. Dos que votaram em candidatos daqui, Hélio Ribeiro teve 26,4% dos 30% de fatia de votação em Indaiatuba.

No caso dos deputados estaduais, eles tiveram ao todo 196.476 votos em todo o Estado de São Paulo. Se considerados apenas os votos de Indaiatuba, obtiveram 82.640. A taxa de votação em candidatos locais foi de mais de 70%. A cada 10 votos válidos em Indaiatuba, sete foram para candidatos locais. Quatro para Nogueira, em média, e três para Ganem.

ELEITOS

Bruno Ganem (PODEMOS) –  se elegeu deputado estadual com 106.203 votos em todo o Estado de São Paulo, sendo 34.949 em Indaiatuba. O ex-vereador e ex-candidato à prefeito de Indaiatuba foi o 25º mais votado do estado.

Rogério Nogueira (DEM) – foi reeleito para o quinto mandato na Assembleia Legislativa (Alesp) como deputado estadual nas eleições deste domingo (7). Ele teve 89.040 votos.

NÃO ELEITOS

Concorrendo ao cargo de deputada federal, Clelia Santos (PRTB) obteve 809 votos e não foi eleita.

Também postulante ao cargo federal, Felipe Maropo (PSOL) conseguiu 1.215 votos e não se elegeu.

Hélio Ribeiro (PSB) teve 31.312 votos para o cargo federal e não se elegeu.

Jonatas Taborda (PODEMOS) teve 191 votos para estadual e não se elegeu.

O candidato Mirlei Casale (PT) teve 999 votos para estadual e não se elegeu.

Ricardo Spíndola (AVANTE) fez 1.777 votos para federal, mas não se elegeu.

Para federal, Rinaldo Wolf (PT) obteve 1.817 votos, mas não conseguiu se eleger.

Cobertura do Comando Notícia

O Comando Notícia fez uma cobertura especial das eleições neste domingo (7). Foram mais de 14 horas entre o primeiro e o último vídeo ao vivo e a cobertura paralela via Instagram. Os vídeos ao vivo começaram do Cartório Eleitoral por volta das 7h30. Depois foram mostradas as aberturas de votação na escola Dom José, na avenida Presidente Kennedy, e em seguida na escola Helena. Foram mostrados também os seguintes locais de votação ao vivo: escola Áurea, colégio Candelária, escola Cleonice Lemos, Fiec/Fatec, faculdade Max Planck, escola Maria Aparecida, escola José de Campos, escola Maria Costa e Silva, no Campo Bonito, escola Annunziatta Prado, escola Antônio de Pádua, escola Walda Prandini e o fechamento dos portões na escola Helena. A apuração teve uma transmissão ininterrupta de duas horas e também houve um balanço da votação no meio do dia. Inicialmente foram publicadas as votações dos dois candidatos eleitos por Indaiatuba à Alesp, Ganem e Nogueira, além da votação para presidente na cidade.

fotos: divulgação