Um boato circulou nas redes sociais desde a tarde de quinta-feira (27) em Indaiatuba (SP). Segundo a “notícia”, um paciente teria dado entrada no hospital particular Santa Ignês com sintomas suspeitos de coronavírus. O Comando Notícia, então, perguntou à Secretaria Municipal de Saúde se havia algum caso suspeito notificado na cidade.
Segundo resposta da assessoria de imprensa da Prefeitura no início da tarde de quinta, não havia até então nenhum caso suspeito de coronavírus na cidade. Há suspeitas em pessoas de Itu (SP) e Campinas (SP), por exemplo. Um boato de Salto (SP) também foi desmentido pela Prefeitura da cidade.
Prevenção
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o novo coronavírus. O ministério elaborou uma relação de cuidados básicos de prevenção para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus.
Quais são os cuidados
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos. Confira outras dicas.
Não repasse notícias falsas. Não repasse notícias sem ter certeza. Não compartilhe, mesmo que você concorde, nenhum material suspeito.
foto: arquivo/divulgação