CidadesIndaiatuba

Indaiatuba registra a primeira morte por febre maculosa em Itaici

A equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Indaiatuba intensificará nesta terça-feira (17) no bairro Colinas Mosteiro de Itaici uma ação de prevenção e informação sobre os cuidados com a Febre Maculosa distribuindo material informativo e tirando dúvidas dos moradores em relação a doença. A ação será mantida até sexta-feira (20).

Moradores das redondezas procuraram o Comando Notícia nos últimos dias informando que estavam fazendo um abaixo-assinado por medidas no local, principalmente após a morte de uma mulher de 58 anos, moradora no Colinas Mosteiro de Itaici, na sexta-feira (13) no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde aguarda o laudo laboratorial para confirmar o caso, mesmo com o atestado de óbito emitido pelo médico apontando Febre Maculosa. O material está em análise no Instituto Adolfo Lutz.

Na semana passada, Campinas confirmou dois casos de morte pela mesma doença. Salto também tem um caso fatal.

A doença

A febre maculosa é uma infecção grave e pode matar. Não existe vacina contra a doença e a orientação para pessoas que passam por áreas de risco é ficar atenta, em até 15 dias, aos sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos. A transmissão em seres humanos ocorre por meio da picada do carrapato infectado pela bactéria causadora da doença. Os carrapatos permanecem infectados durante toda a vida, em geral de 18 a 36 meses. 

foto: divulgação