EsporteIndaiatubaItu

Judocas competem Campeonato Paulista de Judô no fim do mês

JOSEANE MIRANDA

O campeonato Paulista de Judô categorias Sub09 e Sub11 será disputado no dia 29 de junho na cidade de Vargem Grande do Sul (SP) (distante 176 quilômetros de Indaiatuba). A competição classifica para o Campeonato Brasileiro da categoria que será disputado em agosto e o judoca Miguel Fernando, que é morador de Indaiatuba, e teve a história contada pelo Comando Notícia em 15 de março garantiu vaga para a competição. O judoca treina em uma academia particular da cidade.

A preparação para o Paulista de Judô começou para Miguel no início deste ano de 2019 e desde então ele vem treinando duro. Miguel é faixa amarela de judô e vem colecionado vitórias na modalidade. Ele continua a preparação para o Paulista da categoria treinando duro quatro dias na semana. Os finais de semana estão sendo aproveitados no tatame em competições pela região com o objetivo de manter.

“O judô é tudo na vida minha vida, estou treinando forte e preparado que venha o Paulista”, disse o atleta mirim em entrevista ao Comando Notícia ressaltando que “ama o que faz”. A ansiedade pegou toda a família e segundo o pai do judoca, Je Marques, ele acorda todos os dias perguntando se já chegou o dia 29 de junho.

O lutador da categoria sub-11 peso pesado volta ao tatame em mais uma competição preparatória ao Campeonato Paulista no domingo (16) em um torneio amistoso que será disputado em Campinas (SP). No final de semana que antecede o Campeonato Miguel deve descansar e ficar concentrado para a grande disputa do ano.

O técnico de Miguel é o professor faixa preto primeiro grau, Sérgio Honda. Mestre Honda também falou ao Comando Notícia sobre este período de preparação. “Ano passado ele foi terceiro no Paulista na categoria Sub9 e agora vai para a Sub11. Estamos treinando todos os dias e participando de torneios e domingo vamos para Paulista com boas chances”, diz. “Assim ele consegue manter o ritmo para a competição mais esperada”, acrescenta o treinador.

O judoca está estudando os adversários. Na chave dele para o Sub11 do Paulista são 22 atletas classificados. “Ele é um bom candidato. Se ele estiver em um bom dia no próximo dia 26, inspirado eu acredito que essa medalha venha para Indaiatuba”, fala o pai orgulhoso. O pai de Miguel continua em busca de apoio para patrocinar inscrições em torneios, viagens, hospedagens e alimentação. Ele já conta com apoio de empresas como: Sr. Laurent Morcrete da Parfums de France e Erika Camargo Salão de Beleza.

Mais talentos

Além de Miguel Fernando outros atletas que treinam com o mestre Sérgio Honda estarão no Paulista de Judô. Felipe Proença Coelho, de 8 anos, na categoria Sub9 peso meio-médio e Rafael Morais Pennone, da categoria Sub9 peso-ligeiro. Miguel Fernando e Felipe classificaram-se depois de vencerem em suas respectivas categorias a Copa São Paulo disputada em São Bernardo do Campo, em março.

Rafael participou do campeonato Regional na primeira fase e participou do inter-regional que dá classificação ao Paulista e conseguiu uma vaga para a final do Paulista na Sub9 peso ligeiro. Os três atletas estão inscritos pela Secretaria Municipal de Esportes de Itu.

foto: divulgação/arquivo pessoal