CidadesIndaiatubaPolítica

Major Olímpio foi escolhido por um a cada três eleitores de Indaiatuba

O candidato Major Olímpio (PSL) conquistou o direito aos oito anos de mandato com uma expressiva vitória em todo o Estado de São Paulo nas eleições deste domingo (7). O candidato eleito foi a escolha de um a cada três eleitores da cidade. Foram 56.082 votos, o equivalente a 31,34% dos votos válidos. O segundo lugar ficou com Mara Gabrilli (PSDB), com 32.466, 18,14%. Foram derrotados Eduardo Suplicy (PT), com 18.984 (10,61%), Maurrem Maggi (PSB), 15.395 (8,60%), e Mario Covas Neto (PODEMOS), 12.424 (6,94%). Brancos foram 29.926 votos, 11,44%, nulos 52.654, 20,13%, e votos válidos 178.936, 68,42% do total. Lembrando que cada eleitor poderia escolher até dois senadores, ou seja, houve 32% de ausentes, brancos e nulos.

Resultados gerais

Os candidatos Major Olimpio (PSL) e Mara Gabrilli (PSDB) foram eleitos os dois senadores em São Paulo após a votação deste domingo (7). Em todo o estado, Olimpio obteve 25,79% dos votos e Mara obteve 18,63% dos votos. O candidato Eduardo Suplicy (PT), que liderou as pesquisas de intenção de voto até quinta-feira (4), ficou em terceiro lugar (13,32%), seguido por Tripoli (PSDB), com 9,04%.

85% de renovação

De cada quatro senadores que tentaram a reeleição em 2018, três não conseguiram. Essa estatística marca a eleição mais surpreendente da história recente do Senado Federal. Desde a redemocratização do país, não houve um pleito que trouxesse tantas caras novas para o tapete azul do Senado. No total, das 54 vagas em disputa neste ano, 46 serão ocupadas por novos nomes — renovação de mais de 85%.

Além das trocas de senadores decorrentes das eleições parlamentares, as disputas pelos governos estaduais também movimentam as cadeiras, devido à participação de senadores que estão na metade do mandato. Duas trocas já estão garantidas e duas ainda podem ser acontecer no segundo turno. Ao todo, o Senado pode ter 50 novos nomes em 2019, o que representaria uma mudança inédita de mais de 61% da Casa.

Cobertura do Comando Notícia

O Comando Notícia fez uma cobertura especial das eleições neste domingo (7). Foram mais de 14 horas entre o primeiro e o último vídeo ao vivo e a cobertura paralela via Instagram. Os vídeos ao vivo começaram do Cartório Eleitoral por volta das 7h30. Depois foram mostradas as aberturas de votação na escola Dom José, na avenida Presidente Kennedy, e em seguida na escola Helena. Foram mostrados também os seguintes locais de votação ao vivo: escola Áurea, colégio Candelária, escola Cleonice Lemos, Fiec/Fatec, faculdade Max Planck, escola Maria Aparecida, escola José de Campos, escola Maria Costa e Silva, no Campo Bonito, escola Annunziatta Prado, escola Antônio de Pádua, escola Walda Prandini e o fechamento dos portões na escola Helena. A apuração teve uma transmissão ininterrupta de duas horas e também houve um balanço da votação no meio do dia. Inicialmente foram publicadas as votações dos dois candidatos eleitos por Indaiatuba à Alesp, Ganem e Nogueira, além da votação para presidente na cidade.

foto: divulgação