do G1 Campinas
Um homem de 37 anos assaltou um policial militar de folga na noite de quinta-feira (24) na frente de uma casa na região do Parque Universitário de Viracopos, no distrito do Ouro Verde, em Campinas. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, o policial estava em seu carro com a filha de 8 anos quando o ladrão chegou, anunciou o assalto e fez ameaças usando uma arma. O policial reagiu e baleou o suspeito, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
O policial contou à polícia, em depoimento, que, às 20h10, entregou a carteira e o telefone celular ao criminoso. Ao pedir mais pertences e continuar apontando a arma contra a vítima, o PM se identificou e atirou no ladrão. Ele fugiu com os pertences e, segundo a vítima, ainda atirou contra o carro antes de cair no chão. Nem o policial e nem a filha dele ficaram feridos.
O caso foi registrado como homicídio simples na 2ª Delegacia Seccional de Campinas, com a indicação de que o PM agiu em legítima defesa. O homem morto foi identificado como Robson Rocha, desempregado e com duas passagens na polícia por tráfico de drogas.
O policial chamou o socorro e o homem foi levado para o Hospital Ouro Verde, onde recebeu atendimento, mas não resistiu aos ferimentos. A confirmação da morte ocorreu enquanto o caso era registrado na Polícia Civil.
No revólver do assaltante havia uma cápsula deflagrada e mais três munições com marcas. Ele tentou atirar outras vezes, mas a arma falhou. A arma foi apreendida e vai passar por perícia. O policial, que estava de folga e à paisana, não se feriu e nem a filha dele.
Testemunhas disseram que outros suspeitos fugiram. Na 2ª Delegacia Seccional, esta informação não foi confirmada. A ocorrência será encaminhada para o 9º Distrito Policial.