HUGO ANTONELI JUNIOR
A Prefeitura de Indaiatuba (SP) gastou R$ 5.492,61 na campanha “Indaiatuba não era assim, se tornou” veiculada no portal de notícias G1 Campinas, da Rede Globo. O anúncio publicitário ficou em destaque por uma semana na página, segundo verificou o Comando Notícia.
Os dados dos gastos foram requeridos pelos vereadores da oposição Alexandre Peres (SD), Arthur Spíndola (PV) e Ricardo França (PRP) na sessão de segunda-feira (18). O requerimento teve pedido de vista pelo vereador Cebolinha (MDB), líder do governo na Câmara, mas o documento de resposta chegou ao gabinete dos vereadores em menos de dois dias do pedido.
A resposta vem assinado pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação. Os vereadores também pediram uma “cópia do contrato” do anúncio, mas a Prefeitura informou na resposta que “a contratação de serviços de publicidade pela administração pública é regida pela Lei Federal 12.232/10 inexistindo contrato entre a administração e qualquer veículo de comunicação”.
Os anúncios publicitários da Prefeitura são feitos, via contrato, com a agência Opus, de Campinas (SP), e estão orçados neste ano em R$ 4.762.624,70, segundo contrato disponível no site da própria Prefeitura. Não é a primeira vez que a Prefeitura gasta com publicidade em veículos de Campinas.
O que diz a publicação?
Sob “responsabilidade do anunciante”, conforme está escrito no site, o texto tem fotos de pontos turísticos da cidade e diz que “Indaiatuba deixou de ser apenas mais uma cidade entre as milhares no Brasil e se tornou referência em serviços públicos de qualidade”, acrescentando que “no fim da década de 90, a infraestrutura era precária e o Estado fez vários pedidos de intervenção na Prefeitura por conta de sua inadimplência. Pouco a pouco a cidade foi se transformando, e gestões com o mesmo propósito colocaram Indaiatuba em outra rota.”
O texto foi publicado no dia 11 de novembro e prossegue dizendo que “a população se orgulha muito da cidade e a administração trabalha para que o município se mantenha entre os primeiros nos serviços públicos oferecidos” encerrando com um “é bom demais viver aqui. Esta frase já está incorporada ao dia a dia de quem mora na cidade.”
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