CidadesIndaiatuba

Raio X da Saúde: lotação é rotina na UBS do Campo Bonito

HUGO ANTONELI JUNIOR

O Comando Notícia passou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Campo Bonito, em Indaiatuba (SP), na manhã de segunda-feira (29). Na segunda reportagem da série Raio X da Saúde, mostraremos as conversas com alguns dos pacientes que saíram da unidade enquanto a reportagem esteve no local. No primeiro texto mostramos a opinião de moradores que frequentaram a UBS do João Pioli.

Mãe e filha foram as duas primeiras a saírem da unidade. A idosa passou por atendimento de rotina. “Estava agendado há uns três meses”, afirma a filha.  Sobre o tratamento de funcionários e da médica foram só elogios. “Muito atenciosa, não tem o que reclamar.”

Um encaixe levou a segunda paciente a conversar com o Comando Notícia. “Me surpreendi com a rapidez para marcarem, cerca de três semanas”, conta. “Às vezes a gente ouve que o atendimento demora umas duas horas”, relata. Este foi o ponto que praticamente todos os ouvidos tocaram, a quantidade de pessoas na unidade, que às vezes é alta.

“Tem vezes que é precário [o atendimento]”, diz uma senhora saindo da unidade, a terceira ouvida pela reportagem. “Nem todas as pessoas que atendem são educadas”, completa. “A demora algumas vezes é de uma hora e meia”, relata. Por volta de nove horas da manhã não havia muitas pessoas dentro da unidade.

Outra mulher diz que foi transferida para o local. “Era para eu ser atendida lá no Jardim Morada do Sol, mas me ligaram e disseram que a médica não iria”, conta. Grávida, ela passou pelo pré-natal e disse que foi bem atendida. “A espera levou cerca de 40 minutos”, revela.

Amanhã falaremos sobre o atendimento e o relato de pacientes da UBS do Parque Corolla.

foto: Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia