HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – O site da Prefeitura estava hackeado na madrugada desta segunda-feira (26). Pelo menos até 7h15 havia uma foto das manifestações de junho de 2013 com um texto contra a corrupção que terminava com a hashtag “#ForaTermer”. Neste horário o site apresentou uma mensagem de manutenção e pelo menos até às 9 horas não havia retornado. Além de notícias, na plataforma é possível imprimir segunda via para pagamentos e até emitir notas.
Em nota via assessoria de imprensa às 10h53, a Prefeitura afirmou que “o site sofreu alteração da sua página inicial neste domingo (25) através da exploração de uma vulnerabilidade. Outros servidores no país, inclusive de prefeituras, sofreram o mesmo problema. O Departamento de Informática está normalizando os serviços e irá analisar o ocorrido. A previsão é que a situação seja normalizada até o final do dia.”
A página anarquista Ghost Defacers, responsável pelo ataque, publicou por volta das 7 horas sobre a retirada do site do ar. Anteriormente o grupo havia atacado websites das prefeituras de Maringá, Brusque e Ribeirão Pires. Enquanto estava hackeado, o site da Prefeitura também executava uma música. Abaixo o texto que estava escrito na página da Prefeitura até às 7h15 da manhã.
“Corrupção há tem todo lugar, mas no Brasil corrupção virou cultura politica. O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons. O mau político carrega consigo uma aparência de humildade fingida, e na prática abusiva de uma linguagem serena, assume a liderança de mais um hipócrita sonhador. Se não há justiça para o povo, que não haja paz para o governo. #FORATEMER”
Fotos: Reprodução/FAcebook