campinasCidadesPolícia

Trotes representam 10% das ligações recebidas pelo 190 da Polícia Militar em Campinas

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Campinas (SP), responsável por receber as ligações via 190 com pedidos de socorro ou que informem crimes, atendeu 68 mil trotes entre janeiro e julho deste ano. A quantidade equivale a 10% do total das chamadas.

O governo do estado assinou nesta quinta-feira (11) um decreto que pune com multa os moradores que forem identificados após passarem trote tanto para a Polícia Militar (PM) quanto para o Corpo de Bombeiros.

A autuação foi estipulada em R$ 2.148,70 e o decreto vai ser publicado no Diário Oficial. O decreto considera como trote qualquer contato telefônico indevido do 190 da PM e ao 193 dos bombeiros que cause prejuízo ao serviço das corporações.

Um dos exemplos passíveis de punição é quando uma ligação com informações falsas causar perturbação, suspensão ou atraso na prestação de socorros.

 

Como a ligação será rastreada?

 

Quando uma das unidades receber trote, o policial poderá solicitar para empresas de telefonia informações do responsável pela linha. Em seguida, será preenchido um auto de infração.

A infração será analisada e poderá gerar um processo administrativo para aplicação da multa, que deverá ser paga em 30 dias.

 

Com informações: G1 Campinas 

 

Foto: Arquivo/Comando Notícia