Cidades

Vacina contra gripe faltou em mais de 400 cidades do Estado de SP

com informações do G1

A vacina contra a gripe está em falta em mais de 400 cidades do estado de São Paulo, segundo o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP). O número corresponde a cerca de 60% do total de municípios no estado. Em ofício enviado nesta segunda (23) para o secretário estadual da Saúde, o Cosems-SP pede que o governo invista em esforços para garantir quantidades suficientes da vacina para todos os municípios paulistas. Indaiatuba foi uma das cidades afetadas.

A primeira etapa da vacinação contra a gripe em SP, que começou nesta segunda, é exclusiva para idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde. Mais de 2 milhões de pessoas devem ser vacinadas nesta fase. A meta é imunizar 1,8 milhão de idosos. Em muitos postos de saúde houve filas e aglomerações de idosos em busca da imunização. A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a campanha de vacinação facilita os diagnósticos por exclusão.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que recebeu 4,8 milhões de vacinas do governo federal e que, graças a uma força-tarefa nas entregas, as vacinas recebidas no final de semana devem ser distribuídas aos municípios até esta terça-feira.

foto: divulgação/arquivo