IndaiatubaPolítica

Vereadores aprovaram lei para criar um local de soltar pipa em 2018; Prefeitura não se manifesta

HUGO ANTONELI JUNIOR

Cresceu o movimento contra as pipas em Indaiatuba (SP) depois do trágico acidente da semana passada, mas no ano passado, a Câmara de vereadores aprovou uma lei que autoriza que haja locais para a soltura de pipas, os chamados “pipódromos”. Apresentado em abril, o texto foi sancionado pelo prefeito em junho, mas não há previsão de quando isso pode sair do papel. A Prefeitura não respondeu ao questionamento sobre o caso.

A lei 6.944/18 foi apresentada na Câmara em abril, passou por votação, foi aprovada e enviada ao Executivo, que promulgou e publicou no Diário Oficial em 5 de junho do ano passado. No texto fica autorizada a criação destes locais e eles precisam ter “área ampla e própria para soltar pipas, sem a existência de rede elétrica aérea ou fluxo de veículos de qualquer natureza, distribuídas conforme a distância e demanda, que proporcionem lazer à população, oferecendo educação quanto às regras de segurança e responsabilidade desta atividade.”

O texto prossegue dizendo que com a lei devem-se realizar “eventos para soltadores de pipas, além de eventos educativos promovidos por escolas e pela sociedade para incentivar a prática responsável da atividade” e que estes “devem atender as diretrizes de segurança e responsabilidade da legislação atual e da Associação Brasileira de Pipas – ABP”, instituindo também uma semana educativa “para o uso responsável de pipas, que tem corno objetivo conscientizar crianças e adultos sobre o uso seguro e consciente das pipas no município”, prevê. Apesar disso, o texto não cita em nenhum momento a palavra cerol ou linha cortante, já presente em uma lei municipal de 2009 (Lei 5.657). O projeto é de autoria do vereador João de Souza, Januba (DEM).

Casos de cerol

Na sexta-feira (18) um rapaz de 22 anos morreu no Jardim Paulistano. Ele estava de moto e enroscou o pescoço em uma linha com cortante. Sem chance de socorro por parte da ambulância, o jovem teve morte instantânea. No domingo (20) outro acidente foi registrado, mas não há informações sobre o ferido. No mesmo dia, à noite, um rapaz também sofreu um acidente e deu uma entrevista exclusiva ao Comando Notícia.

foto: Comando Uno/Comando Notícia