HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – O dia nem tinha clareado e dezenas de moradores do Jardim Morada do Sol já estavam em pé, muito acordados e nas ruas. Tiros e explosões foram o “despertador” em uma madrugada que lembrou a noite de terror registrada em agosto do ano passado. [veja todas as fotos abaixo]
Desta vez, bandidos armados com fuzis realizaram diversas explosões na Caixa Econômica Federal da avenida Ário Barnabé. Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) prestaram assistência à ocorrência. Um morador gravou possivelmente um vídeo de um bandido atirando.
O Comando Notícia esteve no local minutos após o acontecimento e realizou três transmissões ao vivo, a primeira chegando no local e entrevistando moradores, na segunda mostramos um carro que foi abandonado na Estrada do Saltinho e que tinha cápsulas deflagradas caídas no assoalho. A terceira transmissão, em frente ao banco, foi para dar um boletim e novas informações.
Moradores relataram entre quatro e cinco explosões e muitos tiros. Alguns contaram ao Comando Notícia que saíram para ver o que estava acontecendo. “Dei de cara com o bandido armado. Ele falou para entrar”, afirma um deles. “Eles estavam atirando para cima, queriam intimidar e quando algum carro estava vindo diziam para retornar”, revela. Muitos moradores recolheram cápsulas das ruas antes mesmo da chegada da polícia.
De acordo com informações de guardas e bombeiros que entraram na agência bancária, nada foi levado. Ninguém ficou ferido. Funcionários da Caixa conversaram com a reportagem e disseram que o local onde ficam guardadas as armas dos seguranças também estão intactos. A explosão visava provavelmente o cofre e não os caixas eletrônicos, que não foram destruídos. As câmeras de monitoramento do banco foram abaixadas, provavelmente pelos assaltantes.
Em nota, a Caixa afirma que informações sobre eventos criminosos são repassadas exclusivamente às autoridades policiais competentes e que está contribuindo com as investigações. O banco não informou quando volta a funcionar, já que o interior da agência ficou extremamente prejudicado.
Carro abandonado
Um carro da Honda, com placas de São Paulo, foi encontrado abandonado na Estrada do Saltinho. Guardas e uma viatura da Polícia Militar preservaram o local para os serviços da perícia técnica. Havia cápsulas “usadas” de fuzis provavelmente de calibre 756 caídas no assoalho do veículo.
Segundo guardas ouvidos pelo Comando Notícia, pelas placas do carro não havia nenhuma ocorrência registrada, mas há a suspeita de que o veículo seja clonado já que o número do chassi não bate com o registro.
“Tremeu tudo”
Moradores dos entornos e de bairros próximos também ouviram as explosões e os tiros. Muitos relataram ao Comando Notícia que houve até um tremor nas casas próximas ao banco. “Aqui na minha casa tremeu tudo”, conta um deles. Até um ônibus que passava pelo local precisou retornar. “Minha esposa saiu para trabalhar e o motorista teve que voltar porque os bandidos estavam na esquina da Ário Barnabé.”
Moradores dos bairros Jardim Tancredo Neves, João Pioli, Colibris, Paulista, São Conrado e até do Distrito Industrial afirmaram nas nossas redes sociais ter ouvido as explosões e os tiros. “Foi uns 200 tiros”, disseram alguns leitores. “Eles passavam nas ruas atirando para cima”, contou outro leitor.
Madrugada de terror
Em agosto, na mesma avenida, só que nos bancos Bradesco e Itaú, explosões e tiroteio assustaram os moradores do bairro. Os bandidos fugiram para o bairro Colinas, onde fizeram reféns e quatro deles foram mortos por um grupamento especial de segurança que investiga crimes deste tipo.
Na ocasião, dois guardas foram baleados com tiros de fuzil, mas sobreviveram. Um deles, inclusive, deu uma entrevista e contou tudo o que aconteceu em uma madrugada de terror no Jardim Morada do Sol.
fotos: Comando Uno/Comando Notícia