CidadesIndaiatuba

Raio X da Saúde: pacientes reclamam de atendimento e demora no Corolla

HUGO ANTONELI JUNIOR

Mal chegamos à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Corolla, no Jardim Morada do Sol, e fomos cercados por um grupo de mulheres que estava na porta. “É bom que vocês já fazem uma reportagem”, disse uma delas. Com crianças de colo na porta da unidade que estava cheia elas fizeram diversas reclamações.

Na terceira reportagem do Raio X da Saúde, o Comando Notícia fala sobre a unidade que fica no extremo sul da cidade, às margens do bairro mais populoso de Indaiatuba (SP). Já passamos pela UBS do João Pioli e do Parque Campo Bonito.

“Minha mãe veio aqui para fazer curativo. Ela tem diabetes e não pode ficar com a ferida exposta”, conta uma das mulheres. “Fomos no pronto socorro e disseram que era para ir no postinho. Chegamos aqui e a pessoa que faz curativo só chega 11h45”, completou, por volta das nove e meia da manhã.

“O tempo de espera aqui é de uma hora e meia, duas horas, fora as atendentes que te tratam mal”, reclamou outra mulher. “Tem que pegar senha até para tirar dúvidas. É uma hora para marcar uma consulta”, relata.

Entre as mães que estavam esperando do lado de fora a reclamação era sobre vacina. “Não tem a pentavalente, eu sempre venho atrás para dar, mas nunca chega”, reclama. Outra falou sobre a vacina para meningite. “Fui atrás de pagar, dividi no cartão”, conta.

Segundo ela foram três vacinas, uma custa R$ 550, outra 315 e a terceira é a mais cara. “Tenho que dar, custa R$ 615, a gente dá um jeito, divide no cartão e dá”, revela. Uma terceira mãe ainda reclama da demora. “Meu filho nasceu prematuro e precisamos sempre retornar ao pediatra, mas é a cada dois meses que conseguimos”.

O tempo de espera para marcar uma consulta com o dentista na unidade, segundo outra moradora ouvida pela reportagem, é superior a um ano. “Desde fevereiro do ano passado que estou tentando agendar, mas não tem agenda”, disse. Outro problema que as mulheres contaram ao Comando Notícia é sobre a demora para marcar médico ginecologista e a vacina às sextas é até meio-dia.

E quem mora no Jardim Paulista tem que esperar. “Eles não estão marcando. Disseram que tem que esperar o postinho do Maritacas abrir para eles consultarem lá. Enquanto isso tem que esperar”, encerra.

Silêncio

O Comando Notícia questionou a Prefeitura na tarde de terça-feira (30) sobre as reclamações dos pacientes, mas até a publicação desta reportagem a Secretaria Municipal de Saúde não deu respostas sobre as demandas dos moradores.

Próxima parada

Nesta quinta-feira, dia 1º, o Raio X da Saúde passará pela UBS 7, que fica no Morada do Sol.

fotos: Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia