CidadesItupeva

Não tem carrapatos da febre maculosa no quilombo, diz Prefeitura de Itupeva

Moradores de Indaiatuba (SP) que foram até a área do antigo quilombo, em Itupeva (SP), recentemente, relataram o medo de carrapatos na região. “Comecei a andar no lugar e senti algumas coisa subindo nas minhas pernas. Avisei os meus pais para saírem logo de lá, quando olhei e tinha um monte destes carrapatinhos”, relata.

“Tem uns que são tão pequenos que nem dá para ver direito. Eles podem se esconder em um lugar do corpo e a pessoa nem ver. Fiquei morrendo de medo por causa desta história de Itaici e o risco de pegarmos a doença. Então é bom que as pessoas fiquem alertas e tomarem cuidado se forem lá”, afirma.

Em nota, via assessoria de imprensa, a Prefeitura de Itupeva afirmou que “não há nenhum relato de Amblyomma sculptum (carrapato estrela causador da febre maculosa) na região do bairro Quilombo”. E diz que “em pesquisa foi encontrado o rhipicephalus sanguineus em áreas onde há equinos. Apesar de ser uma região que tem a presença da capivaras, durante vistorias de controle não foi avistado nenhuma capivara no local até o momento.”

foto: Prefeitura de Itupeva