Via G1 Campinas
O número de viaturas da Polícia Militar no patrulhamento ostensivo em 11 cidades da região de Campinas teve uma redução de 10,70% entre os anos de 2015 e 2016, segundo dados oficiais. Eram 411 e agora são 367 carros.
Campinas teve a maior redução entre os municípios. Em 2015 eram 302, mas depois o número caiu para 266, queda de 11%. As outras cidades com menos viaturas são: Paulínia, Holambra, Jaguariúna, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Morungaba e Itatiba.
A presidente da Associação de Familiares e Amigos de Policiais do Estado de São Paulo (Afapesp), Adriana Borgo, critica a redução das unidades móveis para o patrulhamento.
Leia mais: PM de Indaiatuba adota bicicletas em patrulhamento
“Não é o suficiente para o cidadão que paga caro pela segurança pública. E coloca a vida do policial, por causa da falta de manutenção, em risco. Hoje, a população não tem segurança pública, não é pelo homem policial, e sim pelos meios”, disse ela.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que está em processo licitatório para a compra de 828 viaturas, e parte será destinada para a região de Campinas. Um prazo para a chegada dos veículos não foi dado pelo órgão estadual.
fotos: Arquivo Ricardo Miranda