Política

Por decisão da Justiça, Crespo retorna à Prefeitura de Sorocaba

do G1

O prefeito José Crespo (DEM) fez o primeiro discurso oficial após reassumir a Prefeitura de Sorocaba nesta sexta-feira (6). Conhecido por dar entrevistas polêmicas, Crespo adotou um tom conciliador e admitiu que pediu desculpas à vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB).

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu nesta quinta-feira (5) o decreto da sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores que cassou o mandato de José Crespo como prefeito de Sorocaba, no dia 24 de agosto.

Logo na manhã desta sexta-feira, Crespo foi ao Paço Municipal de Sorocaba para reassumir o cargo como chefe do Executivo e foi recebido por Jaqueline Coutinho no sexto andar do prédio, onde fica o gabinete do prefeito.

Ainda no pronunciamento, Crespo falou sobre os problemas políticos registrados na administração municipal.

“O que eu quero dizer é que ninguém na vida, muito menos na política, planeja certos problemas que acontecem. Os problemas vêm e cabe a nós encará-los e superá-los da melhor maneira possível, que esteja em nosso alcance.”

Durante o discurso, ele reafirmou que Jaqueline continuará fazendo parte do governo. Na polêmica de agosto, ele teria dito que Jaqueline deveria ser “vice em casa”.

“Eu, especialmente, que fiquei afastado, enxergo tudo o que aconteceu. Um momento desagradável, que envolveu muitos atores e que agora estamos tendo a oportunidade de usar tudo isso de uma forma boa para Sorocaba. Nunca podemos esquecer que, a cada quatro anos, alguém é eleito para prefeito, mas, na verdade, é uma dupla, uma chapa, envolvendo atualmente a vice-prefeita Jaqueline Coutinho.”

Ele ressaltou que teve uma longa conversa com Jaqueline e afirma que todos os impasses foram resolvidos.

“Quero agradecer publicamente o gesto dela. Havia dúvidas de natureza jurídica sobre o momento que eu fosse assumir a sala [gabinete da prefeitura], mas a conversa com ela foi tão boa – na minha opinião e certamente na dela também – que esse assunto foi resolvido rapidamente e todos os demais assuntos pendentes desde o dia 24 de agosto já foram totalmente esclarecidos”, finaliza.