Nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, o Prefeito Maurício Baroni de Elias Fausto anuncia o cancelamento das festas de final de ano e também do Carnaval em 2022.
O principal motivo do cancelamento é por conta da pandemia Covid-19. Embora, os casos em Elias Fausto estejam praticamente nulos e não há nenhuma internação, realizar um evento público em que ocorrerá aglomeração de pessoas pode ser prejudicial para que surja um novo foco da variante Covid-19.
De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança de Elias Fausto, as festas de carnaval de rua giram em torno de 1500 pessoas, sem contar festas em chácaras e sítios que são alugados. O número pode chegar a 3mil novos visitantes na cidade. “Esse é um dado real e não podemos deixar que essa doença assole novamente a nossa cidade, o nosso país. Temos que ter discernimento e coesão em nossas ações. Já existem relatos de variantes na Europa e Estados Unidos. Inclusive há um alerta da quarta onda que poderá vir para o Brasil. Sabemos que é vírus. E tem mutação. Ou seja, mesmo vacinados, temos que nos prevenir”, afirma Baroni.
Noticiários internacionais apontam para essa quarta onda da Covid-19, inclusive que países europeus já estão retornando com as medidas anti-Covid. “Nossos comércios voltaram a funcionar. A economia começou a girar novamente em nossa cidade. Fazer dois eventos desse porte, pode ser que ocorra novamente fechamento de tudo. Temos que ser cautelosos e pensar na saúde de nossos munícipes e na saúde financeira de nossos comércios. A retomada tem que existir. Mas tem que ser consciente e baseada na ciência”, completa Baroni.