CidadesIndaiatuba

“Recomenda-se terapia em todas as fases da vida”, psicóloga dá dicas ao Comando Notícia

NÚBIA ISTELA

Hoje é dia de falar de saúde mais uma vez. Tratamos sobre menopausa e também sobre atividades físicas na terceira idade. Quantas você já visitou um psicólogo em sua vida? Você sabia que fazer terapia é extremamente importante em todas as fases da vida?

Segundo a psicóloga Ana Clara Alves, procurar um psicólogo é cuidar de sua saúde mental e o quanto antes você fizer isso melhor.  “Recomenda-se terapia para todas as fases da vida, sendo elas a infância, adolescência, juventude e por aí vai, pois muitas pessoas buscam a ajuda deste profissional quando estão em situações graves e esperam que o psicólogo resolva seus conflitos o mais rápido possível.”

“Este é um pensamento equivocado, estamos em uma era técnica, a famosa geração fast food, que chega ao consultório perguntando quantas sessões precisará. Nós psicólogos não estamos ali para resolver seus problemas, estamos, sim, para pensarmos juntos, ampliar olhares e possibilidades”, diz.

Não há nada de errado em procurar um profissional, pelo contrário existem muitos benefícios, de acordo com a psicóloga. “São vários os motivos e queixas que faz um paciente procurar a terapia. É muito importante que essa pessoa venha aberta e disposta para o processo. Psicoterapia não é uma condição confortável, muitas vezes cutucamos aquela ferida, retomamos situações que provocaram dores, perdas e mudar requer disposição e investimento mental. Quanto isso acontece é possível enxergar pensamentos, posturas e olhares diferentes. O paciente chega muitas vezes em sua essência e autenticidade, se tornando o protagonista de sua própria história”, conta.

O importante é saber que prevenir é melhor que “remediar”, no entanto está em dia consigo mesmo não tem preço. Nesse mundo atual em que tudo acontece tão rápido, é cada vez mais preciso um cuidado especial com a mente. Cuidar para que o dia a dia seja grandioso.

foto: divulgação