CidadesIndaiatuba

Transporte: motoristas da Sou Indaiatuba assinam aviso prévio de 30 dias

HUGO ANTONELI JUNIOR

Funcionários que trabalham como motoristas da Sou Indaiatuba, da Sancetur, assinaram na sexta-feira (18) um aviso prévio. Nele, a empresa informa que contando 30 dias a partir da assinatura, não precisaria mais dos serviços, porque o contrato emergencial de transporte com a Prefeitura de Indaiatuba se encerra no dia 9 de fevereiro.

O Comando Notícia confirmou com vários dos motoristas assinaram o termo a veracidade das informações. A empresa Sou Indaiatuba, a Prefeitura e Indaiatuba e o Sindicato dos Rodoviários foram procurados, mas não deram retorno até esta publicação.

O clima de insegurança tomou conta de boa parte dos funcionários ouvidos, sob anonimato, pelo Comando Notícia. Por enquanto o transporte continua normalizado na cidade, segundo disseram, porque eles tem esperança que ou a empresa consiga a licitação definitiva ou a que conseguir venha a contratá-los. Mas o impasse que deixou os cobradores sem emprego no ano passado assusta boa parte deles.

O prazo para que as empresas interessadas entreguem os envelopes na Prefeitura se encerra na próxima semana, quarta-feira, dia 23. Em seguida, a administração deve anunciar quem opera o transporte público na cidade de maneira definitiva inicialmente por 15 anos, prorrogáveis por mais 15.

Licitação 

A contratação será da empresa que apresentar a “menor tarifa técnica de remuneração”. O edital tinha data para abertura dos envelopes para o dia 23 de julho, mas foi impugnado pela Justiça. Por isso, o contrato emergencial foi prorrogado e a empresa Sancetur (Sou Indaiatuba) continua prestando o serviço de forma temporária.

O edital prevê que “a frota inicial contará com um total de 70 ônibus básicos, sendo 66 veículos operacionais e 4 veículos de reserva técnica, equivalente a 6% (seis por cento) da frota operacional. Todos os ônibus deverão: a) Ser acessíveis a pessoas com deficiência de locomoção, através de plataforma e elevador ou serem com piso baixo. b) Dispor de ar-condicionado; c) Dispor de sinal de wi-fi de acesso gratuito pelos usuários; d) Dispor de conjunto de 4 (quatro) câmeras para o registro de imagens; e) Dispor dos equipamentos do Sistema de Bilhetagem, incluindo os de identificação biométrica, e do Sistema de Monitoramento.”

foto: Comando Notícia