Cidades

Funcionários da Citi protestam no Centro

INDAIATUBA – Um protesto marcou a manhã desta sexta-feira (23) na Praça Dom Pedro II. Funcionários da Companhia de Transporte de Indaiatuba (Citi), da Rápido Sumaré, se reuniram no terminal para protestar com faixas e apitos. O Comando Notícia transmitiu imagens ao vivo do local.

De acordo com os próprios funcionários, não havia nenhum sindicalista entre os cerca de 50 manifestantes. O ato durou cerca de uma hora, foi pacífico e, por ter sido dentro da praça, o trânsito não foi afetado. No sábado (24) houve um novo protesto.

DSC_4530 cópia

DSC_4535 cópia

DSC_4528 cópia

Confusão

A Citi operava em Indaiatuba com uma liminar desde novembro. No dia 31 de janeiro uma decisão devolveu para as mãos da Prefeitura o transporte na cidade e a mesma decretou que a Sancetur assumiria em 10 de fevereiro. A administração marcou, então, para quarta-feira (7) a apresentação dos novos coletivos e anunciou na ocasião que queria promover o “melhor transporte público” do Brasil.

O Sindicato dos Rodoviários chegou a convocar uma greve, mas depois recuou e os ônibus circularam normalmente na sexta-feira (9). A reivindicação é que a empresa nova contratasse também os cobradores, já que é proibido por lei o acúmulo das funções. Sindicalistas e trabalhadores realizaram um movimento na rodoviária no dia 14 de fevereiro. Na semana passada a Prefeitura e a Citi trocaram farpas via notas divulgadas.

fotos: Comando Uno/ Comando Notícia