CidadesIndaiatuba

Indaiatubanos pelo mundo: publicitária foi fazer mochilão na Europa e foi parar na Irlanda

HUGO ANTONELI JUNIOR

Mara Alves Ribeiro, de 31 anos, sempre teve o sonho de viajar pelo mundo, mas isso ficou um pouco de lado por causa da carreira. “Percebi que você não precisava seguir o modelo de vida que a sociedade te impõe para ser feliz e por isso resolvi realizar o meu sonho”, diz ao Comando Notícia. Ela mora em Dublin, capital da Irlanda, é a personagem da reportagem especial indaiatubanos deste mundo de hoje. A série em ocasião do aniversário de 188 anos de Indaiatuba. Antes, conversamos com indaiatubanos na Austrália, Portugal, AustráliaAlemanha.

Há um ano e cinco meses fora do País, Mara nasceu no Paraná, mas veio para Indaiatuba aos três anos de idade. “Não decidi se pretendo voltar a morar no Brasil ainda. Está dando certo, então, vou ficar por mais um tempo”, diz. “O que mais sinto saudades é do sol e da cidade de uma forma geral. É segura se você comparar com outras cidades do Brasil e, além disso, é muito bonita, limpa e cuidada, afirma. A saudade dos parentes e amigos ela mata via internet, pelo WhatsApp. “Com a chamada de vídeo eu falo com meu pai, avô, parentes e amigos.”

Viagens marcantes

“Sempre tive um desejo de viajar, conhecer o mundo e novas culturas”, conta. “O local mais marcante foi Amsterdã, na Holanda. Fiquei muito emocionada no Museu do Van Gogh. Praga, na República Tcheca, é lindo. As pessoas e a comida também”, relembra. “Hoje eu não tenho um guarda roupas lotado de sapatos, mas tenho experiências das minhas viagens. Foram seis países em um ano e quero muito mais.”

Mara conta que sempre teve o desejo de viajar, mas acabou tendo uma ascensão na carreira. “No segundo ano da faculdade consegui estágio, me formei e me tornei coordenadora e depois de alguns anos conquistei a gerência de comunicação e marketing de uma empresa grande no interior e na capital. Mas sentia que faltava algo a ser vivido e decidi começar a pesquisa sobre fazer um mochilão pela Europa por alguns meses e estudar inglês”, diz.

Deu tão certo que ela não voltou até agora. “Atualmente trabalho na área de estética e beleza. Descobri novos talentos, mas sou apaixonada por publicidade. Penso em atuar nesta área, mas decididamente quero qualidade de vida”, afirma. “Aqui em Dublin tem muitas empresas grandes como o Google, Facebook e Linkedin. O inglês ainda é um desafio, mas quero atuar na área.”

Culinária

Enquanto respondia as perguntas do Comando Notícia, Mara sentiu vontade de uma iguaria que parece ter apenas no Brasil. “Aqui comem muita batata, mas o que eu queria mesmo agora é um pão de queijo”, disse. “A banana é importada do Brasil e algumas frutas tipo melão, melancia e mamão é super difícil de achar – e na maioria das vezes, não tem sabor. Também é impossível de achar goiaba, jiló, couve ou quiabo”, conta. “Aqui tem muito tipo de queijo, vinhos e frutos do mar e é tudo muito barato.”

Como uma indaiatubana de coração, ela termina desejando um presente de aniversário para a cidade. “Indaiatuba está no ranking de qualidade de vida e isso é motivo de muito orgulho, mas toda cidade é um trabalho continuo, além do trivial como melhora na Educação e Saúde, um dos presentes para Indaiatuba seria a melhoria nas atrações turísticas.”

fotos; arquivo pessoal