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Raio X da Saúde: pacientes reclamam de demora nos exames no Hospital Dia

HUGO ANTONELI JUNIOR

Principal centro de especialidades da cidade, o Hospital Dia é o tema da quinta reportagem da série Raio X da Saúde em Indaiatuba (SP). O Comando Notícia esteve na unidade nesta semana e ouviu pacientes, assim como reclamações que vieram via redes sociais. Antes, a série mostrou a realidade pelo olhar dos pacientes da UBS do João Pioli, do Parque Campo Bonito, no Parque Corolla, e da UBS 7, no Jardim Morada do Sol.

O local não estava cheio quando a reportagem chegou, pouco antes da hora do almoço. A primeira pessoa que aceitou falar sobre o local fez elogios. “Esperei mais ou menos uns 40 minutos. Mas tanto na recepção quanto na médica que eu passei foi rápido, o atendimento foi bom”, diz.

“Às vezes no começo da semana está mais cheio, mas hoje não estava”, revela. O segundo entrevistado também falou bem do atendimento. “Aqui foi bem tranquilo. Não demorou, foi rápido. Não tenho o que reclamar”, opina. O problema está nos prazos, segundo relata.

“Estava com um exame de sangue pronto, só que só marcaram o especialista para o dia 12 de setembro. Até lá o exame não vale mais. Aí vou precisar fazer outro. Leva cinco dias para ficar pronto. No final de agostou eu faço a coleta para passar no médico.”

Via redes sociais uma mulher fez uma reclamação. “Queria registrar que no Hospital Dia é muito difícil conseguir agenda aberta. Passo por consulta com o especialista a cada três meses. Acaba a consulta e você tem que ficar indo lá de ônibus, de carona, gasta com aplicativo de transporte. E precisa chegar cedo, antes das sete da manhã, no frio, e aí chega na sua vez não tem agenda aberta.”

E prossegue. “Acho um absurdo. Tinha que na mesa do médico pelo computador marcar o retorno. Aí a pessoa fazia os exames já sabendo o dia e o mês que o médico ia ver o resultado. Já fiquei um ano sem o meu remédio de alto custo. Passo por isso direto. Precisamos de uma solução para estes problemas”, desabafa.

O Comando Notícia pediu o posicionamento à Prefeitura na terça-feira (30), mas não houve respostas sobre nenhum dos problemas e dúvidas da população até o momento.

Na segunda-feira, dia 5, será a vez dos relatos da UBS da Cecap.

foto: Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia