*Trabalho acadêmico das alunas de jornalismo Gabriela Araújo, Hellica Miranda e Rafaela Maciel.
Como forma de evitar aglomerações, o vereador Ricardo França (Podemos) apresentou em março a Indicação 0431/2021, que propõe estudos para implementação de modelo drive-thru na dispensação de medicamentos. Seguindo o exemplo do município de Mogi das Cruzes, o vereador Ricardo França apresentou à prefeitura uma proposta para que se estenda o método drive-thru da vacinação para a dispensação de medicamentos da Farmácia Popular e Farmácia Unificada de Indaiatuba, poupando grupos de risco da exposição ao vírus da Covid19.
“O próprio município, agora, para as pessoas de grupo de risco, vai começar a fazer delivery. Vai levar até essas pessoas que estiverem cadastradas, que tiverem dificuldade de se transportar até o local. Vão ser mais pessoas que também precisam desses medicamentos, a gente tenta levar o maior conforto possível a elas”, aponta o vereador.
A sugestão de Ricardo é que a Administração Municipal, através das unidades farmacêuticas, possa agendar dias e horários para atendimento da população em estacionamentos de prédios públicos, descentralizando o sistema de dispensação e reduzindo a concentração de indivíduos expostos nas unidades.
“Agora, o mais importante é garantir segurança a todos, e o distanciamento garante exatamente isso”, ressalta. E Indaiatuba, como uma cidade superavitária, tem condições de realizar projetos como esse sem grandes impactos, apenas com organização.
Divulgação