CidadesIndaiatubaPolítica

Ganem, Taborda, Casale e Nogueira falam sobre projetos para cultura e turismo

O tema para os candidatos a deputado estadual nesta quarta-feira (26) é dividido em duas partes essenciais e que muitas vezes não são abordados: cultura e turismo. Todos, em ordem alfabética, responderam: Bruno Ganem (PODEMOS), Jonatas Taborda (AVANTE), Mirlei Casale (PT) e Rogério Nogueira (DEM).

No ar desde a semana passada, a série de entrevistas do Comando Notícia mostrou as propostas dos federais para corrupção, saúde e educação. No caso dos deputados estaduais, os temas tratados até agora foram emprego, impostos e segurança. As entrevistas serão publicadas diariamente até a semana da eleição, inclusive aos finais de semana. Nesta quinta-feira, 27, é a vez dos postulantes a deputado federal falarem sobre um dos temas mais polêmicos para a próxima legislatura, a reforma da previdência.

Bruno Ganem (PODEMOS)

Cultura: Nossa cidade já comporta receber uma unidade do “Centro de Artes e Esportes Unificado”. O CEU tem sido um grande sucesso em todas as cidades que tem se fixado, proporcionado instalações adequadas para a prática de esportes e prospecção de cultura (incluindo cursos, concursos e premiações). Além disso, tornarei viável que Indaiatuba receba diversos festivais, apresentações e exposições, incentivando as práticas artísticas em nosso município. Desta mesma maneira, poderemos elevar o patamar artístico municipal e levar o nome de nossos artistas em eventos que ocorram mundo afora, uma vez que estaremos dentro dos projetos estaduais.

Turismo: “Indaiatuba começou a dar apenas os primeiros passo para se tornar uma cidade efetivamente turística. Mal recebemos recursos do estado para estruturarmos nossa cidade ao turismo, quase não temos o mapeamento de locais que podemos receber turistas. Acredito muito no potencial de nossa cidade, que é linda e com uma população hospitaleira. Mas enquanto não tivermos uma investida efetiva junto ao governo do estado, visando fomentar diversas formas de turismo (como cultural, gastronômico, negócios, esportivo) ficaremos muito abaixo do que poderíamos ser. Me comprometo a lutar por verbas e incluir Indaiatuba no roteiro estadual de turismo.”

Jonatas Taborda (AVANTE)

Cultura: “Vou apoiar projetos que realmente tenham conteúdo de impacto positivo na vida das pessoas, valorizar os artistas locais que se enquadram nesse aspecto. Muitos usam de qualquer coisa e chamam de cultura. E esses não tem meu apoio.”

Turismo: “Para ter turista, sua cidade precisa ser bonita, ter acessibilidade, mobilidade. Turismo é todo um contexto. Você sai da sua cidade e vai para outra passear se ela não te oferece nada diferente? Shopping são muito importantes, mas projetos  turísticos vão muito além disso.”

Mirlei Casale (PT)

Cultura: “Indaiatuba está numa região rica do folclore caipira. Aqui temos muitos artistas violeiros populares (violão e viola) com os quais a população identifica-se e prestigia, portanto acredito que viabilizar a criação e construção do Clube da Viola de Indaiatuba valorizando os artistas locais seja o primeiro projeto.”

Turismo: “Quando for procurado pela secretaria de turismo da cidade e tomar ciência das necessidades da cidade, poderei certamente elencá-los.

Rogério Nogueira (DEM)

Cultura: “Por meio do meu trabalho junto ao Governo do Estado, Indaiatuba passou a receber a Virada Cultural Paulista todos os anos. Esse é um importante evento que valoriza os artistas tanto de reconhecimento nacional, como os locais e promove cultura para todos os gostos. Além disso, Indaiatuba também recebe a ReVirada Cultural, que estimula a cultura regional. Além disso, temos focado em trazer atrações como orquestras, teatro, dança por meio de parcerias com o Estado. Ações como essa estimulam o gosto cultural e também auxiliam na formação dos jovens e crianças, mostrando novas perspectivas da vida.”

Turismo: “O Turismo é uma área importante, pois auxilia no desenvolvimento, geração de emprego e renda da cidade. Inclusive já apresentei Projeto de Lei (em tramitação), que classifica Indaiatuba como município de interesse turístico e assim, conseguir mais investimentos nessa área. Além disso, a cidade integra o Circuito das Frutas e recebe apoio para a realização de importantes eventos como a Virada Cultural que atrai pessoas de toda a região. A própria cidade promove outras atrações que fomentam o turismo local. Vamos trabalhar para fomentar o turismo em suas diversas frentes, como de negócios e rural que são fortes aqui.”

fotos: divulgação